16.05.2018 · Vereador Delegado Wellington
Vereador Delegado Wellington exige que pessoas em situação de rua portem documentos de identificação
vereador

Campo Grande está tomada por moradores de rua, muitos pedintes em semáforos, muitos sem qualquer documentação e com um agravante, a grande maioria são usuários de drogas e para alimentar o vício acabam cometendo furtos. O vereador Delegado Wellington cobra que ações conjuntas sejam realizadas para que essas pessoas sejam identificadas e encaminhadas às políticas públicas necessárias. “Todo o cidadão tem que portar documento de identidade, por vários motivos, primeiro para sua própria identificação, segundo porque ele pode estar sendo procurado pela polícia, terceiro pode estar evadido da sua residência como desaparecido, ou seja, são várias situações que numa sociedade organizada é inadmissível”, alertou o vereador.

O documento é necessário para que essa pessoa tenha acesso às políticas públicas como saúde, educação, emprego e assistência social. “É necessário que a população que vive nas ruas seja incorporada ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e, assim, obter acesso à transferência de renda, habitação e emprego, por exemplo.  Sem a identificação é impossível obter esses benefícios”, pontuou.

Com a crise econômica que assolou o país nos últimos dois anos, a população de rua cresceu significativamente. O Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) no ano de 2016 atendeu mensalmente a média de 97 pessoas, já em 2017 os atendimentos passaram para 116 pessoas em média, crescimento considerável.

Muitos para sustentar o vício pedem dinheiro em semáforos da Capital, ação que motivou campanha do município para que as pessoas não deem esmolas, No mês de abril, ação da Polícia Civil com o objetivo reduzir os índices de furtos na área central, cadastrou e fotografou moradores de rua, essas informações irão integrar um catálogo a fim de facilitar a identificação por policiais. De acordo com a polícia, a região registrou aumento de 30% desses crimes no último mês.

Solange Mori

Assessoria de Imprensa do vereador