ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington entrega Título de Visitante Ilustre de Campo Grande para Cineasta e Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB

09.08.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O Vereador Delegado Wellington (PSDB) realizou a entrega do Título de Visitante Ilustre de Campo Grande para duas personalidades que estiveram em evento realizado na noite de ontem (08), no auditório da OAB MS (Ordem dos Advogados do Brasil) na Capital. 

A homenagem foi proposta pelo Vereador Delegado Wellington e aprovada pela Câmara de Vereadores de Campo Grande. Os Decretos Legislativos foram promulgados e concederam o título à Cineasta de renome nacional e internacional, Tizuka Yamasaki e ao Presidente Nacional da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Everaldo Patriota.

As homenagens foram entregues durante evento realizado na OAB, denominado Censura Nunca Mais, promovido pela Comissão de Cultura da Seccional e que também teve um debate mediado pela integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Delasnieve Daspet. Além disso, o evento contou também com a presença do Presidente da Ordem, Mansur Elias Karmouche. 

Para o parlamentar a entrega das homenagens é uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido por ambos à nossa sociedade. 

“Acredito que ao realizarmos um trabalho que agrega valores e também influencia no desenvolvimento positivo de nossa sociedade, merece ser reconhecido e ter esse destaque. Me senti honrado por realizar a entrega desses Títulos aos nossos visitantes e representar nossos moradores e também os vereadores da Câmara de Campo Grande”. 

Everaldo Patriota – Nasceu em 08 de setembro de 1956, em Sertânia, no Estado de Pernambuco. Cursou Bacharelado em Direito pela faculdade de Direito de Maceió FADIMA/ CESMAC e especialização em Direitos Humanos (Assistência e Proteção a Vítimas de Crimes e Colaboradores da Justiça) pela Universidade Católica de Brasília. 

Entre as atuações institucionais, convém ressaltar os exercícios como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, pela Seccional de Alagoas, eleito para o triênio 2016/2018; Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal a partir de julho de 2015 e Membro do Conselho Estadual de Justiça e Segurança Pública do Estado de Alagoas – representando o Conselho Estadual de Direitos Humanos. 

No âmbito de interesse social participa como voluntário do Programa Justiça na Escola do Tribunal de Justiça de Alagoas em convênio com a SEMED, bem como instrutor voluntário do Instituto Silvio Viana. 

Na área educacional atua como Professor da Escola Superior de Advocacia, na disciplina Direito Processual Civil, no Curso Preparatório ao Exame da OAB e Atualização; Professor das disciplinas Direitos Humanos, História de Direitos Humanos e Direito Constitucional, na Academia de Polícia e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP da Polícia Militar de Alagoas; Professor de Prática Forense Civil do Centro de Ciências Jurídicas – CCJUR do CESMAC/FEJAL, em Maceió/AL; Instrutor em Direitos Humanos do Programa de Treinamento para Instrutores e Especialistas Policiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em Maceió/AL; Integrante de diversas Bancas Examinadoras de monografias relativas ao Curso de Direitos Humanos e Curso Superior de Polícia – CSP da Academia de Polícia Militar do Estado de Alagoas. 

Tizuka Yamasaki – Nasceu em 12 de maio de 1949, em Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1970, a cineasta transferiu-se para a Capital Federal, onde cursou Arquitetura na Universidade de Brasília, quando a faculdade foi fechada, Tizuka decidiu estudar cinema no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF – Universidade Federal Fluminense. 

Nesse período, Tizuka realizou alguns curta-metragens e um de seus professores foi o cineasta Nelson Pereira dos Santos. Após trabalhar com Santos, colaborou com outros nomes da indústria cinematográfica nacional, tais como Glauber Rocha, Lael Rodrigues e Paulo Thiago. Em 1978, Tizuka Yamasaki fundou sua própria produtora, a CPC. 

Em 1980, desenvolveu o roteiro de Gaijin – Os Caminhos da Liberdade, seu primeiro longa-metragem como diretora, Gaijin conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado daquele ano, bem como recebeu Menção Especial pelo júri do Festival de Cannes, na França. 

Após o sucesso de Gaijin, dirigiu o drama Parahyba Mulher Macho (1983) e Pátria Amada (1984). Nos anos de 1989 e 1990 dirigiu a novela Kananga do Japão juntamente com Carlos Magalhães, dessa forma, foi condecorada por seis categorias vencidas no troféu APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. 

A partir da década de 1990 começou a dirigir filmes voltados para o público infantil, tais como Lua de Cristal (1990) e Noviço Rebelde (1997). Em 1996 dirigiu o filme Fica Comigo, direcionado ao público adolescente. Em 2005, lançou Gaijin – Ama-me como Sou, que voltou ao tema de seu primeiro longa. 

Atuação na televisão: Série: As Brasileiras (2012); Telenovelas: Kananga do Japão (1989), Amazônia (1992) e Metamorphoses (2004); Minisséries: O Pagador de Promessas (1988) e A Madona de Cedro (1994). Atuação no cinema: Gaijin – Os Caminhos da Liberdade (1980), Parahyba Mulher Macho (1983), Pátria Amada (1984), Lua de Cristal (1990), O Noviço Rebelde (1997), Fica Comigo (1998), Xuxa Requebra (1999), Xuxa Popstar (2000), Gaijin – Ama-me como Sou (2005), Xuxa em O Mistério de Feiurinha (2009), Amazônia Caruana (2010) e Aparecida – O Milagre (2010).

 

Fernanda Yafusso
Assessoria de Imprensa do Vereador