ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington cobra explicação sobre o aumento expressivo no valor de conta de energia elétrica

23.01.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Essa semana foi protocolado na Energisa, um Ofício do Vereador Delegado Wellington, pedindo explicações detalhadas sobre o aumento no valor da energia elétrica em Campo Grande-MS, em alguns casos foi constatado o aumento de quase 100% nos valores.

“Por isso peço explicações detalhadas  sobre o aumento das taxas relacionadas a conta de energia, principalmente nesta conta que vence neste início de janeiro, fator que tem gerado reclamações dos moradores e comerciantes desta Cidade Morena, eis que tem sido consideradas por parte dos usuários como cobranças abusivas e má prestação de serviço”, explica o Vereador Delegado Wellington.

Recorde de gasto de energia

O aumento expressivo no valor de conta de energia elétrica aponta que o aumento é abusivo e os usuários se preocupam em como pagar as contas. A Energisa explica que as altas temperaturas registradas no estado, principalmente em dezembro, justificam o aumento no consumo de energia elétrica. “Essa alteração [no preço] que está sendo percebida nas contas de luz do mês de janeiro, é referente ao período de dezembro”. A concessionária também aponta que o recesso escolar como uma das causas para o maior gasto de energia.

“As altas temperaturas exigem que equipamentos de refrigeração consumam mais energia para funcionar adequadamente, podendo até dobrar. Em dezembro, do ano passado, o consumo de energia foi recorde. Este comportamento pode ser explicado por um aumento na temperatura média em torno de 4%, com horário de pico registrado por volta das 15 horas. Em 23 dias do mês de dezembro, a temperatura superou 25 graus, quando em novembro do mesmo ano, somente 14 dias ultrapassaram essa marca”, informou em nota.

A concessionária esclarece que não há irregularidades na medição ou na leitura das instalações e que o aumento é justificado pelo clima. A Energisa também orienta que o cliente entre em contato com os canais de atendimento para esclarecimentos.

 

Sidney Araujo

Assessoria de Imprensa do Vereador