ícone whatsapp

Vereador Chiquinho Telles comemora decisão do TJMS que suspende a tarifa mínima de água e esgoto dos campo-grandenses

10.05.2018 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

O vereador Chiquinho Telles (PSD) comemorou a decisão do TJMS, que mais uma vez, suspende a cobrança da tarifa mínima aplicada sobre a conta de água e esgoto dos campo-grandenses. 

Chiquinho Telles, o líder do prefeito na Câmara Municipal, usou a palavra livre durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), para reafirmar que o fim da taxa mínima da água é uma promessa cumprida do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que instituiu o decreto nº 13.312/17 que prevê a redução gradativa da tarifa até sua extinção em 2019.

O parlamentar lembrou que a tarifa onera principalmente os moradores dos bairros de periferia da capital: “Para as pessoas mais simples da periferia, a tarifa mínima faz uma diferença enorme na conta de água”, pontuou. “Quanto a última decisão judicial, trata-se da vitória da população e uma luta desta Casa com o prefeito Marquinhos Trad”, afirmou em sua declaração na tribuna da Câmara.

A maioria dos vereadores presentes no plenário manifestou apoio à declaração de Chiquinho Telles, que aproveitou para relembrar os grandes avanços da atual administração municipal, tais como: “Asfaltamento do bairro Nova Lima; a conclusão de várias creches Ceinfs; operações tapa-buracos; a troca das luminárias públicas, com previsão de instalação de oito mil trocas ao mês; e ainda, a entrega da Clinica da Família, prevista para o próximo aniversário da capital”.

A tarifa mínima, suspensa desde ontem, tinha o valor de R$ 75 e era aplicada sobre conta de quem gastava de 0 a 10 m³ (metros cúbicos) de água por mês, o consumidor pagava, inclusive na hipótese de nada consumir.

A questão foi judicializada, e em dezembro de 2017 a empresa Águas Guariroba conseguiu na Justiça a suspensão do decreto. A prefeitura recorreu e conseguiu reverter a decisão, porém, dias depois a concessionária interpôs recurso que mais uma vez requeria a suspensão do decreto, acolhido o recurso, a tarifa permaneceu até quarta-feira (09), quando o Tribunal de Justiça do MS proferiu decisão a favor do município.

Assessoria de Imprensa do Vereador