ícone whatsapp

Vereador Carlão protocola PL visando tratamento contra a depressão na infância/adolescência em UBS

16.05.2018 · 12:00 · Vereador Carlão

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), protocolou na Câmara Municipal Projeto de Lei autorizando a implantação de Programa de Tratamento contra a Depressão na Infância e na Adolescência nas Unidades Básicas de Saúde – UBS. Conforme o PL, deverão ser encaminhados ao Programa de Tratamento para diagnostico e acompanhamento, crianças e adolescentes que apresentem alguns dos sintomas por um período de duas semanas.

“Entre os sintomas relacionados no Projeto de Lei estão humor deprimido na maior parte do dia. Interesse ou prazer acentuadamente diminuído por todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia. Perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta. Distúrbio do sono (insônia ou hiper-Sonia). Agitação ou letargia. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias. Isolamento, retraimento, dificuldades em se comunicar. Baixo rendimento escolar. Baixa autoestima ou lentificação. As crianças e adolescentes identificadas com quadro de depressão deverão ser acompanhados por psicoterapeutas e psiquiatras de acordo com cada diagnóstico”, detalhou o vereador.

O atendimento deverá analisar e entender os motivos das queixas relacionadas à depressão, com o objetivo de identificar as causas, a cura ou amenizar os sintomas. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

O Projeto segue tramitação nas comissões pertinentes para posterior votação em plenário.

Assessoria de Imprensa do Vereador