14.03.2019 · Vereador Carlão
Vereador Carlão protocola PL visando instalação de detectores de metais nas escolas
whatsapp_image_2019_02_05_at_16_58_07

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, voltou a insistir na idéia de aumentar a segurança nas escolas,  reapresentou hoje (14), Projeto de Lei de sua autoria visando a instalação de detectores de metais nas escolas da Rede Pública Municipal. O PL já foi apresentado pelo vereador Carlão em 2013, depois reapresentado em 2014 e 2017, tendo sido vetado pelo então prefeito. Desta vez, Carlão apresentou o PL º 9.249/19 como autorizativo.

“A tragédia de Suzano nos mostra que a violência não avisa quando vai acontecer e que precisamos ter legislações de prevenção. A instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal com certeza teria evitado mortes. Já que estes equipamentos deverão fazer a detecção de armas de fogo e armas brancas – facas, estiletes, navalhas, punhais, barras de ferro, ferramentas industriais, entre outras”, ponderou.

O PL prevê que deverão ter prioridade na instalação dos equipamentos de segurança, as escolas, independente do porte, que possuam históricos de violência dentro do pátio e/ou em seu entorno. O ingresso de toda e qualquer pessoa em estabelecimento de ensino da rede pública municipal, sem exceção, está condicionada a passagem por um detector de metal e a inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade.

Segurança – Carlão também é autor da Lei Nº 5.517/15 que autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar Cercas Elétricas em todas as escolas públicas municipais. “Essa medida teria evitado inúmeros furtos e ações de vândalos”.

O parlamentar também cobrou a presença da guarda municipal nas escolas e destacou que tem muitos guardas cedidos em outras repartições públicas que poderiam estar nas escolas.

Janaina Gaspar