ícone whatsapp

Troca de lâmpadas estão entre as principais indicações de serviços dos vereadores da Capital

22.02.2018 · 12:00 · Vereador William Maksoud

Todos os meses pelo menos seis mil lâmpadas precisam ser trocadas em Campo Grande

Troca de lâmpadas queimadas ou instalação de postes de iluminação pública estão entre as reivindicações mais solicitadas pela população campo-grandense. Desde o ano passado, até a sessão ordinária desta quinta-feira (22), cerca de 3.300 indicações de troca de lâmpadas foram encaminhadas pela Câmara Municipal à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Apesar do número expressivo, as substituições representam aproximadamente 4% das luminárias existentes na Capital, que, segundo dados da Sisep, conta com 140 mil pontos distribuídos pela cidade e realiza, em média, seis mil trocas de lâmpadas por mês .

Além da atuação parlamentar, a Prefeitura oferece também um teleatendimento para que a própria população comunique casos de lâmpadas queimadas, depredadas ou acesas à luz do dia, informando nome completo, telefone para contato e endereço da luminária (rua, número, bairro). Uma vez solicitado, tanto pelos vereadores quanto pela população, o pedido será encaminhado à divisão competente.

Nos casos de ausência de luminárias em via pública, o pedido é enviado à divisão que vistoria o local e, após estudo técnico, aprova a implantação dentro dos padrões adotados.

Membro da comissão permanente de defesa do consumidor e presidente da comissão de controle da eficácia legislativa na Câmara Municipal, o vereador William Maksoud (PMN) lembra que “um simples problema de iluminação pública está diretamente associado a questões como a segurança pública”, por exemplo.

“Além de ser um direito da população, que paga todos os meses às taxas embutidas em suas faturas de energia, ruas escuras favorecem a ações de vândalos e até crimes mais graves como assaltos e abuso sexual”, destaca Maksoud.

No Jardim Itamaracá, por exemplo, várias ocorrências foram registradas devido à ação de assaltantes durante a noite, quando passageiros desembarcam de ônibus e se deslocam para casa. Segundo os moradores, ladrões em motocicletas ficam próximos aos pontos de ônibus, escondidos atrás de árvores ou em trechos escuros, esperando para cometer crimes.

Nesta quinta-feira (22), o parlamentar apresentou pelo menos 40 indicações de serviços públicos à Sisep, em sua maioria troca de lâmpadas, substituição de braços de luminária e ampliação da iluminação existente em praças nos bairros da cidade.

 

Lucas Junot
Assessoria de imprensa do vereador