ícone whatsapp

Trabalhadores da Construção Civil são homenageados em noite de solenidade

13.11.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na noite de segunda – feira (12), os Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Engenheiro Pedro Pedrossian,” em comemoração ao Dia do Trabalhador da Construção Civil. Na abertura do evento a apresentação ficou por conta da dupla Marcos e Adriano,  que interpretou várias sucessos nacionais da música popular brasileira, acompanhados de um sanfoneiro. 

“Esses trabalhadores acordam cedo, enfrenta longas distâncias até sua jornada de trabalho e chegando na obra  precisa dar conta da precisão dos cálculos do engenheiro, do peso dos equipamentos e dos materiais de construção. Sem contar com os interpéries  do tempo, como frio, chuva, sol rachando. Eles são indispensáveis em qualquer sociedade,” ressalta Dr Loester.

Pedro Pedrossian Neto, atual Secretário de Finanças do Município veio representar a família e o Executivo Municipal, ele agradeceu  o que considera uma justa homenagem ao avô. “É uma grande honra ver esta medalha ‘Engenheiro Pedro Pedrossian’ ser criada e eu queria agradecer ao vereador Carlão e todos os vereadores que aprovaram esta medida. É uma homenagem justa, afinal o meu avô foi alguém que lutou muito pelo nosso Estado. Ele nesta grande construção que é o Mato Grosso do Sul, tenho certeza que foi responsável por colocar vários dos pilares e dos tijolos que hoje edificam nosso Estado. Então hoje é um dia importante, é um dia de resgatar nossa memória, é um dia de lembrar das pessoas que construíram nosso Estado. Hoje é um dia de muita alegria, Minha família toda está muito feliz. Minha avó agradeceu muito por conta desta justa homenagem e o nosso coração está muito alegre”, finalizou Pedrossian Neto.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Izael de Almeida, brasileiro, casado, natural de Bonito (MS), ele atua no ramo de Construção Civil desde 1994 como Pedreiro. Izael também é Pastor na Igreja Assembléia de Deus das Missões da Coronel Antonino.  “Olha estou muito honrado com esta homenagem hoje, muito feliz, para nossa categoria isto é novidade, mas nos motivou muito. Estou muito feliz,“ revela Izael.

O Médico Parlamentar homenageou também Sérgio de Moura Oliveira O homenageado é casado, natural de Campo Grande (MS) e na Construção civil atua como Pintor. Tem prestado serviços relevantes em várias obras da Capital. ”Fiquei muito contente, é a primeira homenagem que recebo como profissional da construção civil,  e isto me deixa bem feliz “conta Izael.

A data foi instituída no calendário cívico desta Casa de Leis por meio da Lei 5.409/14 e pelas Resoluções 1.218/15 e 1.277/18 de autoria do Vereador Carlão (PSB).

Medalha “Engenheiro Pedro Pedrossian”

Nascido em 13 de Agosto de 1928, numa casa na cidade de Miranda, a 45 metros da ferrovia. Num prenúncio de que os caminhos de ferro se confundiriam para sempre com a vida do “Homem de Miranda”.  Engenheiro de formação, político por essência e um semeador de “estrelas”, a trajetória do ex-governador Pedro Pedrossian marcou o Estado de Mato grosso do Sul, tanto que ele que escolheu o nome do Estado. O General Ernesto Geisel perguntou para ele como ficou definido o nome do Estado, vai ser Estado de Maracaju ou Estado de Campo Grande? Pedrossian respondeu: é melhor Estado do Mato Grosso do Sul. 

Questionado sobre a confusão que fazem com o nome dos Estados, e o que ele achava da mudança, ele respondeu: “Concordo em absoluto com a mudança. E penso que Estado do Pantanal como propôs o Zeca do PT é até interessante, eu concordo,“ disse ele em entrevista a TV Assembléia no Programa Retratos da História.

Pedro Pedrossian foi governador por três vezes, a primeira quando Estado era uno e depois por duas vezes no novo Estado de Mato Grosso do Sul.

Obras – Com a marca da estrela, que se espalhou como símbolo de sua gestão pela obras que inaugurou, Pedrossian implantou a UFMS ( Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) o estádio Morenão (que leva seu nome), o Hospital Regional Rosa Pedrossian, o Parque dos Poderes e obras de pavimentação. Pedrossian faleceu no dia 21 de Agosto de 2017 aos 89 anos.

Andrea Barros
Assessora de Imprensa do Vereador