ícone whatsapp

“Tem que haver planejamento, o município deve priorizar o básico na saúde”, disse Dr. Loester em reunião com Conselho Regional da Região Urbana do Segredo

05.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Na noite de segunda – feira (04), no espaço Cultural Multiuso João Renato Guedes – O Picolé, conselheiros, lideres de bairros, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e o Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) se reuniram para discutir saúde pública, obras paralisadas e obras em andamento na urbana da Região Urbana do Segredo. 

No inicio da reunião, a ausência do Secretário de saúde do município, Marcelo Vilela, irritou lideres e conselheiros, “Nós não temos nem a atenção do secretário Marcelo vilela. O Janine (Agetran) vem aqui anda com a gente nas ruas aqui da região, o Rudi Fioresi (Sisep) chega a nos ligar para perguntar qual rua da região é prioridade para tapar buracos, agora o vereador Dr. Loester está aqui, saiu da Santa Casa e veio direto para reunião, nos escutar, discutir, puxa, precisamos de dessa atenção,“ reclama Davi dos Anjos da Silva, líder comunitário do Bairro Jardim Presidente e membro do Conselho Regional da Região do Segredo.

José Geraldo Balejo Jará, Presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Segredo, disse que há quatro anos estão votando as mesmas prioridades  referente ao orçamento comunitário anual, “Hoje estamos votando aqui na reunião  o orçamento referente ao exercício de 2019, mas nem o 2017e o 2018 foram  executados ainda, chega a ser desestimulante. Outra reclamação que seria importante o secretário estar aqui para nos ouvir, é sobre a implantação do sistema de rodízio de gerentes nas unidades básicas de saúde aqui na região. A Sesau não quer deixar o gerente ter vinculo com a comunidade, quando isto está acontecendo, eles substituem o profissional, ” reclama o presidente do conselho. 

Já Reginaldo aparecido da Silva, Presidente de Bairro do Jardim Columbia  disse que nem Unidade Básica de Saúde o bairro tem ,  a comunidade tem que ir para o posto do Bairro São Francisco, “Nós listamos todas reivindicações para ouvir uma resposta hoje , nesta pauta , mas , mais uma vez viemos aqui perder o tempo, isto é inaceitável, “ desabafa.

Durante a reunião, técnicos da Sesau explicaram que o secretario não pode comparecer por estar participando de outra agenda naquele momento, e cada explicou conforme sua área e cargo na secretaria de saúde, sobre as reivindicações do conselho, “A secretaria também tem dificuldade, também precisamos de um tantas coisas para atendê-los. Não temos site de gerenciamentos e serviços e controles, faltam profissionais de recursos humanos dentre outros problemas que dariam uma lista porem tudo o que nos foram reivindicados já estamos atendendo e vou relatar agora ações que foram executadas conforme esta planilha, “justificou Arnaldo Faustino  Superintendente de Gestão e Trabalho da Sesau.

O vereador Dr. Loester disse que assim como a dona de casa faz a previsão e orçamento da dispensa, o Poder público deve se planejar e não deixar faltar o básico, que são: medicamentos, profissionais da saúde, materiais de procedimentos, papel para impressão de resultados de exame, “Ou seja, tudo que for básico, deve-se priorizar,  planejar pelo bom funcionamento da saúde. “ orientou o médico parlamentar.

 

Nesta reunião foi entregue a ata da próxima sessão que será realizada no dia 02 de Julho de 2018 e a pauta discutida será problemas e soluções sobre a saúde da rede municipal.

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador