ícone whatsapp

Sirpha e Afrangel recebem visita do vereador João César Mattogrosso

17.05.2018 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Com o objetivo de conhecer como está sendo investido os recursos das emendas parlamentares de 2017, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) está visitando as instituições que foram contempladas. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS). As primeiras visitas foram realizadas na SIRPHA – Lar do Idoso e na Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), agora renomeado Lar dos Sonhos Positivos, onde foram entregues as emendas de forma simbólica.

O primeiro local que recebeu a visita do vereador foi a SIRPHA (Sociedade de Integração e Reabilitação da Pessoa Humana) – Lar do Idoso, que atualmente atende 80 idosos, que é a capacidade máxima da instituição. Classificada como ILPI (Instituto de Longa Permanência para Idosos), o local sobrevive com doações em dinheiro e de donativos, assim como pelo apoio do Poder Público, através das emendas parlamentares.

Há mais de 40 anos abrigando e cuidando de idosos, a SIRPHA – Lar do Idoso possui uma estrutura completa para atendimento, contando com: apartamentos individuais, banheiros adaptados, sala de repouso, sala de curativos, sala de esterilização, cozinha industrial equipada com câmara fria e despensa, refeitório, lavanderia industrial e sala de costura. Ainda há espaços recreativos, o espaço para música e academia coberta.

De acordo com a assistente social Nathália Rocha Grabowski, com o valor das emendas a estrutura será ampliada. “Nós construiremos uma nova ala para acamados graves, renovando as camas hospitalares”, declarou.

Outra instituição que recebeu a visita do vereador é a Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), que mudou o nome para Lar dos Sonhos Positivos no final de 2017. A associação atende 44 crianças, de 0 a 12 anos, sendo 18 soropositivas e as outras convivem com pessoas infectadas.

O lar presta atendimento social, médico e escolar gratuitamente. São cerca de 20 profissionais que atuam desde o agendamento de consultas e busca de medicamentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), até a viabilização de apadrinhamento para exames. Também oferece mensalmente cesta básica para famílias de baixa renda, por isso necessita de doações para manutenção.

A estrutura do Lar dos Sonhos Positivos conta com dormitório, banheiro e fraldário, sala de medicamento, espaço de jogos e festas. Com 26 funcionários e 21 voluntários, são oferecidas aulas de inglês, capoeira, informática, yoga, psiconeuropedagogia, educação física, contação de história e musicalização, além de atividades extras.

Para o vereador João César Mattogrosso, conhecer as instituições permite conhecer de perto a realidade de cada local e saber como o Poder Público pode contribuir. “Vejo como essencial este acompanhamento do trabalho, para que possamos apoiar e fortalecer esse viés filantrópico em nossa Capital. O trabalho da SIRPHA – Lar do Idoso e do Lar dos Sonhos Positivos é admirável”, exclamou.

Ajude você também! – A SIRPHA – Lar do Idoso está localizada na Rua Luxo, nº 125, no Bairro Nova Lima. O telefone para mais informações é (67) 3354-1878.

Já o Lar dos Sonhos Positivos, antiga Afrangel, está situada à Rua do Seminário, 2170, Campo Grande. O telefone para contato é (67) 3365-0590.

Assessoria de Imprensa do Vereador