ícone whatsapp

Secretário da SAS anuncia abordagem especial e chamamento de 100 comunidades terapêuticas

22.03.2018 · 12:00 · Palavra Livre

Na última quarta-feira (21), foi feito o chamamento de 100 vagas em comunidades terapêuticas. A ação ligada à Segov (Secretaria Municipal de Governo), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, está sob abordagem da SAS (Secretaria MUnicipal de Serviço e Assistência Social) e foi apresentada durante a Palavra Livre nesta quinta-feira (22) durante a 12ª Sessão Ordinária, pelo secretário responsável pela pasta, José Mário Antunes. Durantes os meses anteriores, os vereadores da Casa fiscalizaram o trabalho dos servidores envolvidos com o projeto.

O projeto criado para amparar os moradores de rua em Campo Grande é o Campo Grande Acolhedora e envolve todas as secretarias do Executivo. De acordo com o secretário Antunes, ninguém trabalha sozinho e, por isso, foi ativada uma abordagem diferenciada dentro do projeto: o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social). “Montamos quatro equipes para revezarmos as abordagens porque é muito difícil convencer o morador de rua a aceitar o acolhimento”, explicou e prosseguiu detalhando o procedimento, “aquele servidor pode não ter feito a interação capaz de fazer o morador em situação de rua se sentir confortável e aceitar o acolhimento e o de uma outra equipe funciona”.

Este rodízio de equipes acontece de forma descaracterizada das pessoas e dos veículos para respeitar a privacidade do morador de rua. Sobre o chamamento público, Antunes frisou que sem ele seria muito difícil mudar a história das pessoas as recuperando da situação atual. O secretário também esclareceu o motivo da SAS não fazer o chamamento. “Não foi possível fazer o convênio por meio da nossa Secretaria porque não podemos pagar com as fontes estaduais e federais que recebemos. As comunidades terapêuticas estão ligadas á saúde, então não podemos ter a responsabilidade direta”.

Sobre o repasse das verbas das emendas e documentos extraviados cobrados pelos vereadores, após a fala do secretário, ele afirmou não ser verídico. O que acontece são certidões que vencem e eu proibi que ligassem cobrando. Nós mesmos, por meio da emissão destes pela internet, resolvemos a situação e ontem (21) já começamos a fazer estes repasses sobrados pela vereança”, afirmou. Finalizando, Antunes, disse que as 100 vagas são o início. “Assim que preenchidas o prefeito vai aumentando gradativamente”.

Rafael Belo

Assessoria der Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande