ícone whatsapp

Sancionada Lei que define o Marco Zero de Campo Grande projeto de autoria do vereador Delegado Wellington

18.05.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O prefeito Marquinhos Trad sancionou a Lei que define o Marco Zero da cidade de Campo Grande, o projeto é de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB). A definição do local foi estabelecida por meio da Lei n° 6.004 publicada hoje (18) no Diário Oficial (Diogrande). O marco está localizado no gramado em frente ao monumento conhecido como “Carro de Boi”, no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Avenida Presidente Ernesto Geisel, próximo ao Horto Florestal.

“O Marco Zero de uma cidade visa representar seu centro geográfico, a partir do qual todas as medições de distância relativas a ela são estabelecidas. Essa referência marca o local onde a cidade teve origem, um exemplo, são os marcos tanto da cidade de São Paulo quanto de Recife. Será monumento regulador das distâncias entre os municípios e a Capital, além de demonstrar que o crescimento da cidade começou a partir daquele local”, justificou o parlamentar.

Complementou que mais que uma simples referência espacial, o Marco Zero será um monumento pleno de valor simbólico. “Além de um ponto de referência, o monumento terá um grande valor simbólico e com o tempo poderá ser tombado como patrimônio histórico”, destacou o vereador. No gramado será construído um Marco de concreto com uma chapa de bronze no topo, o design do monumento será escolhido após a realização de concurso. 

Marco Zero – estabelece as medições de distâncias relativas ao município e uma das ferramentas utilizadas para mensurar com precisão essas distâncias são os chamados marcos geodésicos que formam o sistema geodésico brasileiro SGB, sendo, por exemplo, uma chapa de ferro fixada em uma superfície de concreto onde são gravadas informações relativas à latitude, longitude e altitude de determinado local. O Marco Zero expressará a ideologia do período em que foi concebido e implantado, um forte sentimento da cidade de Campo Grande e ressalta o papel central na formação do Brasil. 

 

Solange Mori

Assessoria de Imprensa do Vereador