ícone whatsapp

Representante do FamilySearch detalha trabalho desenvolvido para preservação da história humana

06.06.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta terça-feira (6) contou com a participação do representante nacional do FamilySearch, Mario Silva, que usou a Tribuna para falar sobre a importância do trabalho desenvolvido pela organização na conservação dos arquivos genealógicos para a preservação da história da humanidade. A convite do vereador Eduardo Romero, Silva iniciou sua apresentação com um vídeo de cinco minutos contando como funciona a preservação.

Ele explicou em seu discurso o motivo do investimento da Igreja de Jesus Cristo do Santo dos Últimos Dias no projeto de preservação da história através de registros genealógicos. “De acordo com a doutrina, os relacionamentos são eternos. Acreditamos que os casamentos são para essa vida e para a eternidade, por isso, a igreja investe para que seus membros tenham acesso à essas informações e, diante disso, temos um site onde qualquer cidadão pode ter acesso ao nosso acervo genealógico, conhecer seus antepassados, montar sua árvore genealógica”, informou Mario Silva.

O FamilySearch atua desde 1974. Já foram digitalizados registros católicos em cerca de 100 Dioceses e também foi digitalizado Registro Civil em 17 Estados da federação. E segundo Mario Silva, o FamilySearch está com um projeto capturando os registros de todos os cartórios de Mato Grosso do Sul à custo zero para o erário público.

“Terminamos a captura do Registro Civil nos cartórios de Campo Grande, e iniciamos agora na Capital a captura dos registros nos cemitérios. Fico grato de expor o trabalho desenvolvido e o apoio dos órgãos públicos de Mato Grosso do Sul. O nosso interesse é preservar a história da humanidade, para que as pessoas possam conhecer melhor a sua história, através da história dos seus antepassados”, destacou Mario Silva.

Por fim, ele reforçou a gratuidade para a obtenção da árvore genealógica a qualquer cidadão através do site e a disponibilidade do acesso ao acervo histórico dos seus antepassados. “Todo acervo do FamilySearch está disponível gratuitamente no site familysearch.org. Podemos aprender muito com o passado e, individualmente, aprender sobre algumas atitudes que temos, sobre doenças específicas, colaborar com diagnóstico médico através do conhecimento de suas origens”, pontuou.

Ao final de sua fala, Mario Silva entregou um quadro das quatros gerações do vereador Eduardo Romero em agradecimento da oportunidade de apresentar o serviço realizado por FamilySearch.

Serviço

Será realizada uma palestra sobre como começar sua história da família, no dia 18 de junho, das 9h às 11h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Rua Robert Spengler, número 505, Bairro Monte Líbano. A entrada é gratuita.

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal