ícone whatsapp

Representante de movimento negro usa a tribuna da Câmara a convite do vereador Ademir Santana

21.03.2017 · 12:00 · Vereador Ademir Santana

Como forma de promover mais reflexão sobre a discriminação racial, Joel da Penha, que é escritor e ativista pelos direitos dos negros no Brasil, usou a palavra livre na tribuna da Câmara de Vereadores durante a 9ª sessão ordinária realizada na casa. O convite foi feito pelo vereador Ademir Santana.

Joel frisou que, apesar dos avanços havidos na busca pela igualdade muita coisa ainda precisa ser feita. “Existe uma falsa ideia de que o racismo no Brasil não existe ou acontece pouco. O dia de hoje, 21 de março, dia Internacional contra a Discriminação Racial, é muito oportuno para que a gente reflita sobre isso. Eu peço atenção de todos os vereadores, porque a discriminação racial ainda é muito grande e deve ser combatida dentro das casas de leis, que têm poder para mudar essa história”.

O representante dos movimentos negros ainda destacou a importância do convite feito pelo vereador Ademir Santana, mas afirmou que outro passo relevante seria a realização de uma audiência pública para que o assunto fosse discutido com outros setores da sociedade. Ele aproveitou para enaltecer o lançamento de um projeto que também teve apoio do vereador e que trata de doze ações para empoderamento dos povos negros no Brasil. A ideia já foi levada ao Congresso Nacional. “Esse projeto, que está expresso numa cartilha, nasceu em Campo Grande e ganhou o país. Nós estamos fazendo a nossa parte para que o movimento avance. A atuação da Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT, presidida pelo colega André Paulino e da qual sou secretário geral, tem sido fundamental para que nossas ideias tomem proporção nacional”, comemorou Joel.

Ademir Santana, ao pedir aparte ao discurso do convidado, comprometeu-se a ajudar a viabilizar a audiência pública e lembrou que no dia 13 de maio haverá a tradicional festa de São Benedito, na comunidade Tia Eva, que esse ano completa 97 anos de realização, aproveitando para convidar a todos os campo-grandenses a participarem e conhecerem um pouco mais sobre a luta dos negros pela igualdade e pelo respeito às suas tradições.

Guto Dobes
Assessoria de Comunicação do Vereador