ícone whatsapp

Projeto do vereador Fritz aguarda sanção do prefeito

12.07.2017 · 12:00 · Vereador Fritz

Projeto de autoria do vereador Enfermeiro Fritz (PSD), aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande, dispõe sobre a obrigatoriedade da adaptação de banheiros em shoppings centers, supermercados, prédios públicos e rodoviárias para as práticas higiênicas de ostomizados, colostomizados, ileostomizados e urostomizados.

Para Fritz, o projeto atende uma antiga reivindicação dos cidadãos ostomizados que passam pelo constrangimento quando usam banheiros públicos com instalações rudimentares, onde no máximo, se observava uma ducha higiênica, colocada em uma posição desconfortável, para a lavagem das bolsas coletoras com dejetos.

“Só em Campo Grande temos informações que há mais de 525 ostomizados.  Foi pensando em promover a dignidade dessas pessoas que abraçamos esse projeto. No Brasil, pouco ou quase nada se conhece sobre sanitários adaptados para ostomizados. Há relatos isolados, mas nada elaborado e  amparado pela legislação”, comentou o parlamentar.

Segundo a Associação Brasileira de Ostomizados (ABRASO), não existe estatística com o número oficial de ostomizados no País. Os dados divulgados pela entidade apontam que o número de associados, ultrapassa 50 mil pessoas. Só em Mato Grosso do Sul são cerca de 1.720 cidadãos, conforme a informação da aposentada  Lana Maria Flores, que presidente  a entidade no Estado. 

“Há seis anos buscamos ajuda para elaboração deste projeto e encontramos no vereador Fritz um importante parceiro para nossas reivindicações. Agora vamos aguardar a posição do prefeito que até agora mostrou-se sensível às nossas necessidades. Mas saímos da Casa de Leis confiantes, com  a certeza de que temos um aliado no Legislativo”, desabafou Lana Flores.

A proposta aguarda agora a apreciação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que ainda não se posicionou sobre a sanção o veto do projeto.

Alexsandro Nogueira

Assessoria de Imprensa do Vereador