ícone whatsapp

Projeto do Prof. João Rocha quer estimular ensino-aprendizagem nas escolas municipais da Capital

30.08.2017 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (29) Projeto de lei n. 8435/17, do vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, que dispõe sobre o estímulo ao ensino-aprendizagem dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

Para o autor do Projeto, “O estudo monitorado é uma técnica fundamentada no princípio didático de que o professor não ensina, ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o aluno a aprender”, afirmou.

O estudo monitorado pode ser utilizado para, entre outros objetivos: oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo pessoal; facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor; favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno; possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.

De acordo com o texto do Projeto, o processo “monitoramento extraclasse” de que trata esta Lei, deverá respeitar os estudos pedagógicos pertinentes às dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem. 

Conforme explicou o Prof. João Rocha, “A rede pública municipal de ensino, implantando metodologias inovadoras, como esta, principalmente para escolas de turno único, abrirá um espaço à construção de uma escola pública verdadeiramente democrática, que atenda aos interesses e necessidades das camadas mais pobres da população”, defendeu.

Assessoria de Imprensa do Vereador