ícone whatsapp

Projeto de lei que institui “Maio Laranja” em Campo Grande é aprovado na Câmara Municipal

04.06.2018 · 12:00 · Vereador Papy

Em regime de urgência foi aprovado, durante a sessão ordinária da última terça-feira (29) o Projeto de Lei 8889/18, de autoria dos vereadores Papy, Lucas de Lima, Odilon de Oliveira e Enfermeira Cida, que institui o mês “Maio Laranja” de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Campo Grande, e dá outras providências. 

O “Maio Laranja” é alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, e foi criado com o objetivo de reforçar a importância das ações do poder público quanto à implementação de um plano de ação voltado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, visto que Mato Grosso do Sul se encontra em primeiro lugar no ranking de estupros de vulnerável em todo o país. A cada 100 mil pessoas, são 54,4 casos confirmados conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

“São dados alarmantes que revelam ainda que 69% dos casos acontecem em ambiente familiar e apenas 2% dos casos são denunciados. Números que assustam e preocupam, porque atingem diversas áreas da nossa sociedade como a educação, a segurança pública e a saúde, refletidos em todo o País e em Campo Grande não é diferente. O poder público precisa estar determinado a vencer isso, precisamos cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes, a começar pelas nossas casas, partindo para os bairros, região até chegar na outra ponta da nossa Capital”, alertou Papy.

A campanha que será desenvolvida a partir do projeto também visa ampliar o debate entre profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de entidades e outros segmentos sociais, sobre os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, divulgando os canais de denúncia, como o disque 100.

Caroline Merlo
Assessoria de Imprensa do Vereador