ícone whatsapp

Projeto de lei da Enfermeira Cida para instituir Programa Socioambiental na Capital é aprovado em 1ª discussão

14.11.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Grande da terça-feira (13), foi aprovado o Projeto de Lei nº 8.955/18 em primeira discussão. O projeto visa a Inclusão para a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável no Manejo de Resíduos do Município de Campo Grande.

O objetivo do projeto é promover a inclusão social, com a geração de trabalho e renda, a defesa do meio ambiente, a valorização da cidadania e, sobretudo, a importância de formalizar a atuação, hoje informal, dos catadores de resíduos recicláveis e que essa atividade seja menos insalubre e danosa à saúde dessas pessoas. O programa será gerido de forma compartilhada por representantes dos grupos de trabalhadores da reciclagem (catadores) e representantes do Executivo Municipal.

Conforme a vereadora Enfermeira Cida, se considerar de que grande parte dos resíduos gerados na cidade pode ser reciclada, e que o volume de material reciclável coletado é bem inferior ao total produzido no município, o projeto vai ampliar e valorizar esse serviço importante para a população de Campo Grande. “Temos uma grande quantidade de catadores, pessoas simples, que carecem de oportunidades para dar continuidade a esse trabalho tão importante para nossa capital, e a falta de suporte para estes trabalhadores faz com que grande parte dessa matéria prima, seja desperdiçada ao ser disposta no aterro sanitário, quando deveria ser garantidora de subsistência, inclusão social, e principalmente, desoneração do espaço destinado à disposição final do rejeito”, enfatizou a parlamentar.

O Projeto de Lei nº 8.955/18 segue para a segunda discussão e votação, sendo aprovado seguirá para a sanção do prefeito.

 

Maria Pereira

Assessoria de Imprensa da Vereadora