ícone whatsapp

Projeto de Dr. Lívio inclui enfrentamento do HIV no Calendário Oficial de Campo Grande

19.08.2016 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

A proposta foi aprovada esta semana na Câmara Municipal 
 
 
Foi aprovado na sessão ordinária da última quinta-feira (18/08), em segunda votação, o Projeto de Lei n° 8.216/16, que dispõe sobre a realização anual de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS durante o mês de dezembro. A proposta é de autoria dos vereadores Dr. Lívio e José Chadid. Para o vereador Dr. Lívio, o projeto visa incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/AIDS, bem como o fomento à assistência, proteção e à promoção dos direitos humanos. “A perspectiva é de se alcançar maior conscientização e romper com as barreiras do preconceito que ainda existe contra quem convive com as doenças”, analisou.
 
O projeto prevê a realização anual, durante o mês de dezembro, de atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do HIV/ AIDS e outras DST, com foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, no âmbito do chamado Dezembro Vermelho.
 
Durante o Dezembro Vermelho serão desenvolvidas ações educativas junto aos diversos setores sociais e governamentais para o esclarecimento amplo e geral a respeito do tema, e propagadas mensagens de apoio e solidariedade. Dentre as ações previstas, está a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, a realização de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e outros eventos.
 
 
Conscientizar é preciso
 
 
Em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, o vereador Dr. Lívio apresentou indicação à Mesa Diretora da Câmara Municipal, esta semana, solicitando a inclusão de mensagem de conscientização com relação à violência contra a mulher no holerite dos servidores da Casa de Leis, como também em todos os documentos oficiais. “A conquista dos 10 anos da Lei Maria da Penha deve ser propagada, para que cada vez mais haja conscientização”, afirmou o vereador, lembrando que durante o Agosto Lilás são realizadas diversas atividades com o objetivo de divulgar a lei e chamar a atenção da sociedade para o combate a todas as formas de violência contra mulheres e meninas, constantemente noticiadas na imprensa.
 
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, que também participou da sessão ordinária de quinta-fera, disse que todas as iniciativas que promovam a sensibilização da sociedade sobre o necessário combate à violência doméstica e familiar contra a mulher são absolutamente válidas. “A iniciativa do vereador Dr. Lívio, de fazer constar uma mensagem no holerite da Casa, sem dúvida, é louvável e merecedora de elogio, como também a gente espera que os vereadores promovam, nas suas bases, com a sua população aliada, uma campanha de disseminação da cultura da paz e da não violência”, comentou. 
 
A indicação apresentada pelo Dr. Lívio foi uma sugestão da presidente do Clube de Mães do Jardim Los Angeles, Eliane Gordo, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde. Ela ressaltou a importância da divulgação dos direitos às mulheres e meninas. “Com o alto índice de violência contra a mulher, temos que avançar na conscientização, para garantir os nossos direitos”, disse. 
 
Assessoria de Imprensa do Vereador