ícone whatsapp

Projeto cria rede integrada de atendimento a vítimas de AVC em Campo Grande

03.10.2017 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Projeto de autoria do vereador Prof. João Rocha, aprovado em primeira discussão nesta terça-feira (03), na Câmara Municipal, prevê a criação de uma ampla rede de prevenção e atendimento às vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no sistema público de saúde campo-grandense. O “Previne AVC” visa aprimorar o atendimento aos pacientes desde o princípio dos sintomas até o momento da entrada em uma unidade de saúde. 

O parlamentar destaca que o atendimento de urgência adequado ao paciente aumenta as chances de recuperação. “Esse paciente tem internação hospitalar mais curta, volta à vida normal, ao trabalho e o custo é apenas com a medicação preventiva para o AVC, muito menor que o custo com o paciente sequelado”, apontou.

A proposta prevê uma série de ações a serem promovidas. Entre elas, a readequação do Disque-Samu para inclusão do serviço, orientação de primeiros socorros por telefone, qualificação dos profissionais para identificação dos sintomas, além de agilidade no direcionamento do paciente para hospitais de referência.

A cada ano, 17 milhões de pessoas tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. No Brasil, mais de 10 milhões de brasileiros morrem em consequência da doença. 

Assessoria de Imprensa do Vereador