ícone whatsapp

Projeto Brejo Bonito comemora Dia Municipal das Nascentes

04.05.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Por meio da lei 5.859/2017, de iniciativa do vereador Dr. Lívio (PSDB) e sancionada pelo Poder Executivo, a idealizadora do projeto Brejo Bonito, Marina Alves Rodrigues Bacha, vai celebrar, neste sábado (5), uma importante conquista para os moradores da região do Indubrasil, distrito industrial de Campo Grande.  Foi por meio de uma ação popular que a bióloga e médica veterinária conseguiu apoio político para instituir o Dia Municipal de Recuperação, Preservação e Acompanhamento das Nascentes localizadas em Campo Grande-MS.

Com isso, Marina evitou a instalação de uma torre de transmissão dentro da nascente da propriedade Santa Fé onde ela desenvolve o projeto, por meio da Associação Para Sustentabilidade Ambiental (ASA D’Águas). O projeto atende comunidades e alunos de colégios públicos, no intuito de conceber aulas práticas de biologia e de educação ambiental. O local também serve de auxílio e fonte de pesquisas científicas para acadêmicos de diversas universidades.

A fim de marcar a data, no dia 5 de maio será realizada uma série de atividades na fazenda Santa Fé, com a presença de jovens da comunidade do Indubrasil.  “O objetivo é criar uma cultura de consciência ambiental nesses adolescentes, fazendo com que eles se sintam parte do meio em que vivemos, afinal o Planeta é a nossa casa”, ressalta a bióloga.  Eles vão participar do plantio de mudas nativas, de palestras com demonstrações sobre anurofauna (sapos, rãs), quirópteros (morcegos), meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e farão observação de pássaros.

 O Dia das Nascentes, como é conhecido, é celebrado todo 10 de maio. Um dos objetivos é criar momentos de análise e reflexão como este que será realizado no dia 5 de maio pelo projeto Brejo Bonito. Para o vereador Dr. Lívio, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, fomentar a conscientização entre os jovens é uma forma de torná-los multiplicadores de uma causa “que é de todos nós”. 

Assessoria de Imprensa do Vereador