ícone whatsapp

Professor e Agente penitenciário são homenageados por iniciativa de produzir parques infantis com pneus descartados

04.07.2018 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Na manhã desta quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Campo Grande realizou a Sessão Solene de outorga do Prêmio Ecologia e Ambientalismo. A comenda foi instituída na Casa de Leis pelo Decreto Legislativo nº 698/2002.

A solenidade visa homenagear profissionais que tenham prestado relevantes serviços à sociedade através de pesquisa, trabalhos publicados, de iniciativa própria ou através de organizações e instituições de ensino.

O vereador Otávio Trad (PTB) homenageou os idealizadores do Projeto Arte com Pneus, uma iniciativa que nasceu há um ano e hoje, por meio do trabalho do vereador Otávio Trad e dos vereadores Delegado Wellington e Eduardo Romero, se tornou Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal.

O Projeto Arte com Pneus foi idealizado, em 2017, pelo professor Felipe Augusto da Costa Souza e pelo agente penitenciário estadual Vinicius Saraiva de Oliveira. A iniciativa consiste na produção de brinquedos para parques infantis feitos com pneus descartados.

Além da preservação ambiental, por meio do reaproveitamento de pneus que seriam descartados, o projeto possui caráter educativo e social. “Nós da área de educação trabalhamos esse projeto com as crianças para que elas aprendam o quanto antes a importância da preservação ambiental, da reciclagem e realmente entendam o conceito de sustentabilidade”, explica Felipe, que é professor da Rede Municipal de Ensino (REME).

Entretanto, o Arte com Pneus não foca apenas a área ambiental, mas também há uma forte vocação social do projeto uma vez que os brinquedos são produzidos por internos do regime fechado e semi-aberto estaduais. Vinícius conta, emocionado, a reação dos participantes do projeto, que entendem a iniciativa como uma oportunidade de ressocialização e de mudança de conceitos. “Quando eles vêem os vídeo resultado, os brinquedos prontos, eles se emocionam, pois muitos ali nunca tiveram a oportunidade de fazer o bem, e o projeto tem provocado neles mudanças radicais de comportamento.”

Arte com Pneus

Até momento, o Projeto Arte com Pneus é responsável pelo reaproveitamento de 2.200 pneus, beneficiando cerca de 1200 crianças de Centros de Educação Infantil de Campo Grande.  Já participaram do projeto 40 internos do regime fechado, e 25 apenados do regime de semi-aberto.

O Projeto de Lei n. 8.728/17, que visa integrar de forma definitiva o projeto ao programa educativo da REME, foi aprovado em segunda discussão e votação, por unanimidade, no dia 7 de junho deste ano e aguarda sanção do prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad.

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa do Vereador