ícone whatsapp

Primeira usuária da bengala verde do estado de Mato Grosso do Sul comemora aprovação da lei em visita ao gabinete do vereador Delegado Wellington

16.03.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Mônica F. Luz, representante do Grupo “Olhar de um Baixa Visão em Campo Grande-MS” e a primeira mulher com deficiência de baixa visão a utilizar a bengala verde no estado de Mato Grosso do Sul, esteve no gabinete do vereador Delegado Wellington para comemorar a Lei n. 5.978/18, de sua autoria que institui o uso da bengala verde como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão, e como instrumento de orientação e mobilidade, na capital.

 

De acordo com Mônica a lei é uma vitória a e motivo de muita comemoração para todos os portadores de deficiência visual acometido por baixa visão. “Precisamos de reconhecimento, porque nós portadores da baixa visão somos muito discriminados pelo fato de termos um pouco de resíduo visual, muitas pessoas acham que estamos mentindo. Já passei por algumas situações, principalmente em transporte público pelo simples fato de não ser reconhecida como portadora da baixa visão”, enfatiza.

 

Para ela a lei é de extrema importância bem como a sua divulgação para que as pessoas que sofrem com a baixa visão sejam cada vez mais respeitadas e reconhecidas. “Agora seremos enxergados de outra forma e a bengala verde é o nosso instrumento de identificação. E eu tenho uma frase que traduz bastante para mim que é: eu enxergo no mundo dos cegos e não enxergo no mundo dos que veem, essa é a mensagem chave do nosso grupo”, destaca.

 

A lei tem como objetivo conscientizar a todos sobre as inúmeras dificuldades que uma pessoa com baixa visão tem como, por exemplo, reconhecer rostos, ler placas de sinalização, letreiros de ônibus, atravessar as ruas, praticar esportes, dirigir, etc.  O uso da “Bengala Verde” irá facilitar a distinção das pessoas com baixa visão das pessoas cegas e das demais pessoas que transitam pelas ruas e avenidas da cidade diariamente.

 

Segundo o vereador a lei irá contribuir com a qualidade das pessoas que possuem o índice de restrição visual com menos de 30%, pois ao utilizarem a bengala verde será identificada rapidamente pela sociedade. “São inúmeras as experiências vivenciadas por pessoas que buscam autonomia, independência e reconhecimento em uma sociedade que ainda não as identificam como parte de um grupo de pessoas com deficiência visual”, ressalta o parlamentar.

 

Bia Rodrigues
Assessoria de Imprensa do Vereador