ícone whatsapp

Preocupado com o número de enfermeiros na rede pública, vereador Odilon se reúne com representantes do Coren-MS e com o prefeito Marquinhos Trad

11.12.2018 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

O vereador Odilon de Oliveira se reuniu nesta terça-feira (11), com os representantes do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) e com o prefeito Marcos Trad, para ouvir as necessidades da categoria. Uma das reivindicações refere-se a contratação, imediata, de mais profissionais de enfermagem para atender nas UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) e CRS’s (Centro Regional de Saúde).  Além de solicitar mais contrações para os CAPS’s (Centro de Atenção Psicossocial).

De acordo com o presidente do Coren-MS, Dr. Sebastião Henrique Duarte, algumas medidas emergenciais precisam ser tomadas. “Por exemplo, o reabastecimento de medicamentos essenciais é uma necessidade urgente. Também precisamos ficar atentos para o perigo das doenças sazonais, como a dengue e chikungunya. Nessa época do ano há um surto de conjuntivite e precisamos estar preparados. Existem estratégias emergenciais que precisam ser tomadas o quanto antes”, ressaltou.

Para o vereador Odilon de Oliveira  é de extrema importância esse diálogo entre o poder público e a categoria, representada pelo Coren-MS. “Nos colocamos a disposição para ouvi-los e saber o que enfrentam diariamente no sistema público de saúde. Só assim conseguiremos entender as reais necessidades”, afirmou o parlamentar.

MAIS PROFISSIONAIS

O prefeito Marquinhos Trad se comprometeu, nesse primeiro, momento desenvolver estratégias para que as unidades de saúde tenham profissionais suficientes para atender a população. Serão contratados 150 profissionais de enfermagem, por meio do processo seletivo simplificado já nos primeiros dias do mês de janeiro de 2019. A proposta é selecionar 50 enfermeiros (a) e 100 técnicos (a) de enfermagem, sendo o efetivo para toda a rede municipal de saúde, porém com prioridade nas UPA’s , CRS’s  e CAPS’s.

O prefeito também pretende realizar um concurso público para o mês de maio de 2019 e assim aumentar o efetivo em toda a rede de assistência da Capital. Também estiveram presentes na reunião, o secretário Municipal de Gestão, Agenor Mattiello e o coordenador de Fiscalização do Coren-MS, Jefferson Francisco.

Elaine Rodrigues
Assessoria de Imprensa do Vereador