ícone whatsapp

Prefeito sanciona Projeto de Lei do Vereador Delegado Wellington e cria Central de Acolhimento ao Turista Vítima de Violência

02.10.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Agora é Lei o projeto apresentado pelo Vereador Delegado Wellington (PSDB) para a criação da Central de Acolhimento ao Turista Vítima de Violência. Divulgado no Diário Oficial de Campo Grande, desta segunda-feira (02), a Lei tem como um dos objetivos oferecer suporte jurídico-institucional ao turista nacional ou estrangeiro que for vítima de violência ocorrida na cidade de Campo Grande.

“Com a Lei teremos a chance de reverter o quadro atual em nossa cidade. Se a violência gera o medo, o medo gera também mais violência e assim cria-se, um círculo perigoso que reforça os estereótipos, as barreiras sociais, os preconceitos e a não aceitação das diferenças socioculturais. Os números apresentados no projeto é preocupante pois revelaram que os turistas também são vítimas de furtos e roubos, e sendo a maior parte causadas por adolescentes e usuários de drogas, mediante muita das vezes da dissociação cultural”, explica o parlamentar.

Nos últimos três anos, segundo estatísticas da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista do Aeroporto, já foram registrados 2852 boletins de ocorrências. Números que segundo o Vereador Delegado Wellington, preocupam e aumentam a sensação de insegurança.

“Outro fator importante dessa Lei é facilitar o contato telemático entre os turistas vitimados e suas famílias, quando nacionais, ou com representações diplomáticas, em caso de turistas estrangeiros. Além disso, oferecer aos turistas uma linha telefônica gratuita, operada por servidores capacitados em língua inglesa ou espanhola, quando necessitarem solicitar o apoio da Central de Acolhimento ao Turista Vítima de Violência”, lembra o Vereador.

Fernanda Yafusso
Assessoria de Imprensa do Vereador