18.05.2017 · Vereador Papy
“Prático, objetivo e acessível”, diz vereador Papy sobre a atualização da Cartilha do Consumidor

Com o objetivo de discutir sobre a atualização da Cartilha do Consumidor, que será lançada como 2ª edição este ano pela Câmara Municipal, o vereador Papy reuniu-se com representantes das entidades consumeristas de Campo Grande na manhã desta quarta-feira, (17). A reunião foi organizada juntamente com vereador Otávio Trad, presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final.

Papy, que também é presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, enfatizou a importância de ser transparente e entender as mudanças do mercado e das formas de consumo, até mesmo da informação. “Chegamos à conclusão de que precisamos, de antemão, muito mais que pensar em estratégias para resolução de conflitos nas relações de consumo, é abordar os canais e ações mais eficientes para que a informação chegue da maneira mais prática, rápida e objetiva ao consumidor. De fato, o consumidor mudou, está mais esclarecido e ao mesmo tempo precisa que as informações cheguem a ele de forma mais lúdica e eficiente”.

Participaram da reunião: Valdir Custódio, Subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor; Patrícia Mara da Silva, representando o presidente do Procon-MS, Marcelo Monteiro Salomão; Nikkolas Breno de Oliveira Pellot, Presidente da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB-MS; Leandro Provenzano, membro da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB-MS e Paulo de Matos Pinheiro, diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.

Durante o encontro, foram debatidos os principais temas da relação consumerista: como trocas, multas e cortes de serviços como fornecimento de água e energia elétrica, cobrança de valores diferenciados conforme forma de pagamento (dinheiro ou cartão de crédito/débito).

Caroline Merlo