ícone whatsapp

PPA balizará investimentos de mais de R$ 16 bilhões em CG

18.10.2017 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Durante audiência pública sobre o Plano Plurianual 2018 a 2021 realizada na quarta-feira (18) na Câmara Municipal de Campo Grande, foram debatidas quais as prioridades para a administração da Capital. De acordo com o secretário municipal de finanças e planejamento, Pedro Pedrossian Neto, o PPA irá nortear as ações da prefeitura para os próximos 4 anos, com investimentos de mais de R$ 16 bilhões.

“É muito recurso para se investir sem planejamento. Por isso a peça do PPA é tão importante”, avaliou o secretário de finanças. Ainda segundo Pedro Pedrossian Neto no Plano Plurianual estão descritas ações para os próximos quatro anos, incluindo: seis macrodesafios; 51 programas; 59 objetos; 64 iniciativas alcançando a marca de 640 metas iniciativas. “Lembrando que o PPA é uma peça que está em construção, pois a vereança pode alterar o texto com as emendas que serão apresentadas”, pontuou.

A intenção com o Plano Plurianual é estabelecer e alcançar os seguintes tópicos: nos anos de 2018 e 2019 a Prefeitura de Campo Grande estará estabelecendo o ajuste fiscal, além de melhorias dos serviços. Em 2020, além das melhorias dos serviços também será implantada inovação e por fim no ano seguinte oferecer mais qualidade de vida.

Entre as ações propostas pelo Executivo Municipal estão: retomada de obras e/ou construção 26 Ceinf´s e 3 escolas (educação); 48 obras (transporte); 10 obras de urbanismo, 11 obras de contenção de enchentes e 32 obras de reforma e construção de pontes (infraestrutura); retomada de obras de  17 UBSF e 30 reformas em unidades de saúde (Saúde).

O vereador Junior Longo (PSDB) que é relator do PPA relembrou do prazo para que os vereadores apresente as emendas que vence no próximo dia 20 de outubro. “O prazo vence na sexta-feira (20), no entanto caso seja verificada a necessidade de ampliarmos o período para a apresentação de emendas ao PPA iremos fazê-lo”, esclareceu.

Junior Longo orientou ainda a população que quer encaminhar sugestões para o PPA que falem com os vereadores para que estes possam inseri-las no texto do Plano Plurianual.

Um dos assuntos levantados foi a ampliação das ciclovias ou ciclofaixas em Campo Grande. Representantes do Movimento Bicicletas nos Planos deixou clara a necessidade de se pensar agora no meio de mobilidade urbana por transportes individuais, ou seja, dar espaço para que o clicista possa transitar de maneira segura tanto no centro como nos bairros. 

Também foram levantados assuntos como tecnologia na administração pública, saúde dos idosos, reajuste salarial e plano de cargos e carreiras, além de implantação de mais Conselhos Tutelares.

O vereador Junior Longo ficou satisfeito com a audiência pública e espera que a população participe da construção do PPA. “Queremos que toda a população participe da redação do Plano Plurianial, pois ele trará o norte para as ações da Prefeitura de Campo Grande para os próximos quatro anos”, finalizou.

Também participaram da audiência pública: vereador Eduardo Romero (REDE); Pastor Jeremias (Avante); Odilon de Oliveira (PDT) e Valdir Gomes (PP), servidores municipais, acadêmicos e alguns membros da sociedade campo-grandense.

Andressa Lopes
Assessora de Imprensa do Vereador