ícone whatsapp

Por intermédio de Junior Longo, UFMS conta com Posto da Guarda Municipal

12.12.2018 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Foi assinado, na terça-feira (11/12), o termo de compromisso entre a prefeitura de Campo Grande e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a troca de serviço e experiências entre as partes. Como medida principal do acordo está a instalação da Base de Atendimento da Guarda Municipal, na Cidade Universitária, para dar mais segurança aos frequentadores do campus, bem como ao entorno da instituição. Graças ao intermédio do vereador Junior Longo (PSB) essa parceria foi consolidada.

“É com satisfação que mediamos essa parceria entre a UFMS e a Prefeitura de CG, por meio Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES), que vai oferecer através do posto da guarda municipal, mais segurança para os acadêmicos, professores e funcionários da instituição. Também se beneficiarão com mais segurança todos os comerciantes e moradores da região. Esse é nosso papel, atender a demanda de nossa gente. E segurança é primordial”, enfatizou Junior Longo.

Como contrapartida, a UFMS transferiu algumas armas que faziam parte do patrimônio da Instituição, num total de R$80 mil em armamento, além de assegurar a oferta de cursos de idiomas em inglês e espanhol e pós-graduação em segurança pública aos policiais civis municipais. De inicio estão sendo ofertadas 200 vagas.

Para o prefeito Marquinhos Trad, a medida é necessária para garantir a segurança de todos. “Necessário, a gente está disponibilizando 12 homens armados, fardados, preparados, capacitados e qualificados, para durante as 24 horas exerceram a proteção dos quase 15 mil alunos que circulam pela UFMS”, afirmou Marquinhos.

O reitor da UFMS Marcelo Turine disse ser uma alegria acolher a equipe da PMCG, pois o maior patrimônio que a universidade tem é a educação, a consciência, a ética, o respeito. “Aqui nós temos entre professores e alunos cerca de 15 mil homens e mulheres circulando a cidade universitária. Faz um ano e meio maios ou menos que iniciamos essa conversa. O foco era formação, capacitação dos nossos guardas municipais, policia civil, militar, bombeiros e etc. e dentre essas discussões vislumbrou que no entorno aqui da cidade universitária havia muitas pessoas precisando da segurança, uma atenção especial e foi ai que oferecemos a parceria, para que a PMCG pudesse vir para cá e nos ajudar a monitorar esse ambiente e ao mesmo tempo a gente pudesse colaborar”, disse.

Com a parceria, a UFMS vai instalar um núcleo de apoio na entrada da UFMS, visando a segurança dos usuários da universidade, bem como a parte preventiva no entorno da UFMS. O que é missão da Policia Municipal vai continuar sendo feito, mas agora com uma guarita como ponto de apoio. O que dará mais agilidade ao atendimento.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social Valério Azambuja explicou que a parceria vai melhorar o atendimento para aproximadamente 50 mil moradores que serão atendidos pelo posto. “Além da clientela que freqüenta o campus, que são cerca de 12 a 15 mil alunos, temos toda a população ao redor. E ainda teremos nossos guardar mais capacitados a partir de 2019, com os vários cursos na área da gestão de segurança pública, língua inglês e espanhol que serão fornecido pela UFMS. Para o primeiro semestre já está aprovada a primeira turma”, afirmou.

Já o vereador Junior Longo, que encaminhou a demanda à RFMS e a PMCG, fez questão de salientar que quando trouxe a demanda ambas as instituições atenderam prontamente o pedido.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador 

*Com informações UFMS/ Prefeitura de CG