ícone whatsapp

Polícia Militar comemora 20 anos do Proerd com solenidade na Câmara Municipal

14.06.2017 · 12:00 · Câmara Participativa

Por meio do projeto “Câmara Participativa”, a Câmara Municipal de Campo Grande abre as portas, no próximo dia 21 (quarta-feira), para a solenidade de comemoração de 20 anos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de afastar jovens e adolescentes do mundo das drogas.

Ao todo, serão homenageadas 69 personalidades, em sua maioria instrutores que já passaram ou ainda atuam no projeto, que tiveram relevantes serviços prestados ao Proerd.

Entre os homenageados civis, estão o secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Gerson Claro, a gerente de Prevenção à violência, Susana Martins, e a diretora da Escola Municipal Antônio José Paniago, Maria Lúcia de Fátima de Oliveira.

O Programa – O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas aplicado por policiais militares, que ministram aulas para jovens da pré-escola, ensino fundamental e para os pais, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. 

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um livro, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros. 

Ao final, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos. Além de manter as crianças longe das drogas, a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do agente com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

Serviço – A solenidade acontece a partir das 8h de quarta-feira (21), no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n. 1.600, bairro Jatiúka Park.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, com informações da PMMS