ícone whatsapp

Pneus velhos poderão ser reutilizados para confecção de calçadas, prevê projeto

08.08.2017 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Pneus destinados para decarte, sem utilização e que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, poderão reutilizados para confecção de calçadas em Campo Grande. É o que prevê o projeto “Calçada Verde”, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Professor João Rocha, que tramita na Casa e visa, além de uma destinação adequada do material, a capacitação de mão-de-obra de moradores das regiões onde for implantado.

Pela proposta, cabe a Prefeitura destinar um local para implantação do projeto-piloto. Para atender a lei, diversas ações deverão ser promovidas: estabelecer parcerias com segmentos ligados ao 3º setor e pequenas empresas que necessitam fazer descarte de pneus, promover a capacitação de mão-de-obra de moradores, além de usar pneus que seriam descartados na mistura para confecção das calçadas.

“Ainda não aprendemos a fazer o correto descarte do lixo e sofremos com as conseqüências disso. Em nossa Capital não é diferente a realidade do descarte incorreto de lixo. Os pneus, que além de acumular água e atrair insetos, como mosquito da dengue, levam em torno de 600 anos para se decompor na natureza”, aponta Rocha.

O projeto-piloto primeiramente seria implantado nas calçadas de casas populares, órgãos públicos, escolas, UBS, secretarias, praças e empresas parceiras do Projeto, podendo se estender para outros órgãos públicos.

Para João Rocha, o projeto pode trazer uma série de benefícios para a comunidade, como a limpeza das ruas, geração de emprego e renda, além do desenvolvimento sustentável da cidade. 

“Estaremos deixando para futuras gerações um legado de amor à vida e a natureza, onde nossos filhos e netos poderão usufruir de um planeta mais limpo e com uma melhor qualidade de vida”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Vereador