ícone whatsapp

Pets também são ferramentas na prevenção ao suicídio, explica Veterinário Francisco

04.09.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Quem tem pets sabe que eles trazem muita alegria para a vida de uma pessoa, mas muito ainda desconhecem os benefícios físicos e mentais que acompanham o prazer de brincar ou se acalentar com um bichinho de estimação. Estudos da sociedade de Psiquiatria e Psicologia apontam que ter um pet ajuda também na prevenção de suicídios. ”Os pets são anjinhos de quatro patas ou até de duas eles nos dão carinho, alegria e conseguem até descobrir se estamos doentes, no caso do câncer. Com relação ao suicídio a pessoa que cuida do pet cria um laço amoroso e faz com que reconheça a responsabilidade que possui sobre o animal de estimação pensando duas vezes em cometer o suicídio”, explica o vereador veterinário Francisco (PSB), durante sessão desta terça-feira (04).

No mês de Setembro é realizada a Campanha Setembro Amarelo para a prevenção do suicídio. Essa campanha começou em 2014 em Brasília e se estendeu por todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública registrou de janeiro até agosto 103 casos de suicídios. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 90% dos casos pode ser prevenidos. No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e a Câmara Municipal de Campo Grande tem um a Lei Nº 5.613/13 que dispõe sobre a Implantação de Medidas de Prevenção ao Suicídio nas Escolas Municipais.

PETS COMO PREVENÇÃO – Recentemente diversos estudos começaram a revelar cientificamente os benefícios do vínculo humano-animal. Por exemplo, a Associação Americana de Saúde do Coração ligou o convívio com animais de estimação, especialmente cães, com o risco reduzido de doenças cardíacas e maior longevidade. Estudos também descobriram que: Donos de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação; Pessoas com cães têm menor pressão arterial em situações estressantes do que aquelas sem animais de estimação. Um estudo descobriu que, mesmo quando as pessoas com hipertensão leve adotaram cães de um abrigo, a pressão arterial diminuiu significativamente em apenas cinco meses; Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa. A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães é um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode melhorar substancialmente o humor e aliviar a depressão

PROCURE AJUDA – Se você pensa em tirar a própria a vida ou conhece alguém que dá indícios de que possa cometer suicídio, saiba que especialistas afirmam que o mais importante é que as pessoas não fiquem com este sentimento somente para si. É preciso conversar, buscar ajuda e orientar aqueles que demonstram o desejo de se matar para que procurem atendimento na rede de saúde.

Em Campo Grande, o atendimento pode ser buscado em qualquer uma das unidades da rede municipal de saúde, mas a principal referência na área da saúde mental é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) localizado na Travessa Guia Lopes – Centro, e cujo telefone para contato é o 3314-3138. Mais informações pode ser visualizada no site http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/centro-de-atencao-psicossocial/

Quem precisa de ajuda também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atua na prevenção do suicídio. Os atendimentos são realizados por meio da linha gratuita 188, “chats” pela internet (www.cvv.org.br), correspondências e e-mail.

Eduardo Penedo- Assessoria de Imprensa do Vereador