ícone whatsapp

Pedido de informação à prefeitura sobre gastos de secretários municipais com passagens e diárias causa polêmica em sessão e requerimento é rejeitado

26.06.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta terça – feira (26), em sessão plenária o vereador dr.  Loester  Nunes de  Oliveira (MDB) apresentou requerimento solicitando da prefeitura , informações sobre gastos com passagem e diárias que secretários municipais realizaram  em cinco meses, totalizando  despesas que nos últimos oito anos foram as maiores onerando assim os cofres públicos. O que chamou atenção do parlamentar ao verificar os números no portal da transparência,  foi a viagem do diretor presidente de habitação (EHMA), Enéas José de Carvalho Netto para Salvador (BA), lembrando que o secretário lidera a lista dos secretários que mais usufruíram da verba pública para despesas de transporte e hospedagem este ano. 

“Eu entendo que as viagens para Brasília é um ativismo dos nossos gestores para buscar recursos, mas peço informações de viagens para outros Estados, qual foi o retorno delas? Com certeza eles devem fazer um relatório dos gastos e prestar contas ao Prefeito de verbas concedidas nos Ministérios para projetos que auxiliam a população”, declara dr. Loester.

Na tribuna, o líder do prefeito na casa, vereador Chiquinho Telles (PSD) disse que dr. Loester  quer holofotes e mídia, “As candidaturas  estão aí, eleições para deputado estadual, isso pra mim é politicagem! Se o senhor tem alguma duvida , vá ao Ministério Público. Para mim este requerimento é descabido,” defendeu o líder do prefeito na casa.

Durante a votação, o vereador Carlão (PSB) declarou o voto dizendo que discorda das palavras do vereador Chiquinho Telles sobre a questão do requerimento do vereador dr. Loester ser usado para fazer política, “A seriedade do trabalho de vossa excelência eu conheço a muitos anos, é um dos políticos mais honestos que eu conheço neste Estado. Já foi deputado estadual por três mandatos , presidente de partido, e tem uma conduta ilibada,” ressalta Carlão.

Já o vereador Vinicius Siqueira (DEM), lembrou que ano passado também solicitou requerimento pedindo informações sobre o ponto dos servidores da SAS, e até hoje não teve resposta, e disse que a transparência tão falada pela prefeitura não apareceu, ”As informações nunca são demais, não há problema algum trazer esse documento para esta casa. Temos uma lei de acesso à informação, que é lei da transparência. O que me espanta é como uma casa legislativa opta por não receber informação,” questiona Vinicius. O requerimento foi rejeitado por 10 votos contrários e 8 favoráveis.

Logo depois durante a sessão, na ordem do dia, o vereador Ayrton Araujo (PT) informou que está sendo vetados muitos projetos na casa pelo executivo, “Está tendo muitos projetos vetados, deve haver uma explicação. É preciso chamar o vereador e explicar o que está acontecendo, porque o projeto está sendo vetado”, questiona Airton. 

Dr. Loester disse que concorda com o vereador Ayrton Araujo (PT), “Todos os projetos que apresentei até agora foram vetados. Penso que estou incomodando por fazer meu papel de parlamentar corretamente que é fiscalizar o executivo constantemente, e votei contra projetos polêmicos que iria prejudicar a população como a taxa do lixo, a isenção do ISS do Consórcio guaicurus, entre outros, mas eu já disse e repito: Estou vereador para Campo Grande, e vou apoiar sim projetos do executivo desde que favoreça a população. Agindo assim, estou fazendo minha obrigação como parlamentar, e esta casa tem o dever de fiscalizar o executivo,“ afirma dr.Loester.  

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador