ícone whatsapp

Papy concede Moção de Congratulação a PRODTEA e comemora aprovação de projeto de lei que institui proteção aos autistas

08.08.2017 · 12:00 · Vereador Papy

Na sessão ordinária desta terça-feira (08), o vereador Papy homenageou, através da entrega de Moção de Congratulação, a Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista pela relevância e qualidade nos serviços prestados a toda a comunidade no que tange ao atendimento das pessoas com autismo. A moção foi entregue em mãos à Carolina Alves Correa, coordenadora da Associação. 

Na oportunidade, foi aprovado em Plenário, em regime de urgência, em turno único de discussão e votação, o Projeto de Lei n. 8.611/17, que institui, no âmbito do município de Campo Grande, políticas públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo, e dá outras providências. A proposta é de autoria dos vereadores Odilon De Oliveira, Eduardo Romero, Vinicius Siqueira,  Papy e Ademir Santana.

“Essa conquista é uma porta de entrada, um estímulo e um ganho à muitas outras famílias. É fato que o crescimento do número de autistas é alarmante e vem crescendo a cada dia no mundo inteiro. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), no fim dos anos 1980, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a taxa é uma a cada 68. É por isso e por vários outros motivos que precisamos ser sensíveis a esse tema, visto que ainda há preconceito, seja em sala de aula ou no mercado de trabalho, e faltam profissionais preparados para lidar com o transtorno, sobretudo na rede pública”.

A ideia inicial do projeto, de acordo com Carolina, foi instituída na primeira escola para atendimento autista no Rio de Janeiro, de autoria de Berenice Piana, cujo nome foi dado à Lei. O projeto inclui também a criação do Centro de Atendimento  Multidisciplinar para o TEA, onde serão ofertados atendimentos terapêuticos diários aos autistas de todas as idades, além de capacitação de profissionais especializados no atendimento e o estímulo a pesquisas para ampliação da qualidade de vida das pessoas com autismo.

Caroline Merlo
Assessora de Comunicação do Vereador