ícone whatsapp

“O índio é um povo massacrado e precisa dos seus direitos preservados”, destaca Vereador Delegado Wellington

19.04.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

No dia em que é comemorado o “Dia do Índio”, o Vereador Delegado Wellington afirma que é um momento oportuno para discutir políticas públicas voltadas à população indígena desta capital, efetivando, principalmente, melhorias nas áreas da saúde, educação, cultura, segurança e moradias, com regularização fundiária das aldeias urbanas.

“Precisamos discutir políticas públicas em favor do povo indígena, oferecendo melhores condições para resgatar a dignidade daqueles que vivem na área rural e, sobretudo, dos que habitam as aldeias urbanas”, comenta o Vereador.

O verdadeiro índio vive na área rural, e quando ele vem para cidade é em busca de oportunidade de emprego, pois precisa oferecer melhores condições e qualidade de vida para sua família, como educação, saúde etc. “Estamos em um momento oportuno para discutir moradia e resgatar a esperança e dignidade da comunidade indígena em nossa cidade”, enfatiza o parlamentar.

O Estado de Mato Grosso do Sul possui hoje uma população estimada em 63 mil indígenas de diversas etnias, dentre elas destacam-se os Kaiowás e Guaranis, os Terenas, os Kadiwéus, os Guatós e os Ofaiés, sendo que os Kaiowás, Guaranis e Terenas apresentam-se com o maior contingente populacional; os primeiros com cerca de 40 mil indivíduos, os Terenas, com 23 mil e os Kadiwéus com uma população que gira em torno de 1500 índios. Em Campo Grande existe cerca de 400 famílias em aldeias urbanas.

 

Ana Paola Morales 

Assessoria de Imprensa do Vereador