ícone whatsapp

Novembro Azul: Dr. Sami alerta para importância do exame preventivo ao câncer de próstata

09.11.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

A prevenção ao câncer de próstata foi abordada por especialistas durante a sessão da última terça-feira (7) da Câmara Municipal de Campo Grande.

Para atrair a atenção para o tema neste Novembro Azul, o médico urologista, Jamal Salém abordou durante uso da palavra, a importância dos exames.

“O índice de câncer de próstata continua muito alto e para combater esse dado, precisamos disseminar a informação. Os exames que detectam a doença são muito simples e não doem, já há mecanismos muito mais modernos, mesmo sendo o toque retal a maneira mais eficaz de diagnóstico. Esses exames simples podem salvar vidas e todos os homens a partir dos 40 anos devem realizar periodicamente”, alertou o médico.

O vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) alertou para os altos índices de incidência da doença – sendo segundo maior registro de câncer entre homens e, responsável por pelo menos 13.700 mortes no País apenas em 2013, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

 “A importância do Novembro Azul é enfatizar a conscientização sobre o quanto é essencial fazer os exames anuais à partir dos 40 anos. É esse exame que avalia continuamente se o volume da próstata está ou não aumentando, o que pode tranquilizar o paciente e salvar vidas, se diagnosticado precocemente”, destacou o vereador.

Dr. Sami lembrou ainda que o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que diagnostica a doença é oferecido gratuitamente pela Rede Pública de Saúde.

“O PSA é acessível à população, pode ser feito na Rede Pública de Saúde, por isso alertamos mais uma vez para a importância da vida livre sem câncer, a prevenção é fundamental”, enfatizou.

Sobre o câncer de próstata – De acordo com  INCA,  no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença  entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Também é conhecido como um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens a partir dos 65 anos. A entidade contabiliza ainda cerca de 61 mil novos casos da doença apenas no último ano.

Novembro Azul – Trata-se de uma campanha iniciada em 2003, na Austrália, realizada por diversas entidades relacionadas ou não ao setor da saúde, voltada à conscientização e prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Assessoria de Imprensa do Vereador