ícone whatsapp

Nordestinos que colaboram para o crescimento de Campo Grande são homenageados pelo vereador Dr. Sami durante solenidade na Câmara Municipal

22.06.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Campo Grande é uma capital com vários sotaques e culturas e essa miscigenação de povos torna a cidade, uma das mais multiculturais.

Sejam os paraguaios e bolivianos, irmãos da fronteira, os japoneses que aqui encontraram um novo lar ou aqueles que deixaram seus estados para fincar raízes em terras sul-mato-grossenses, todos colaboraram para a construção da história do Estado e da cidade.

Entre aqueles que participam dessa história, estão os nordestinos que, saíram da ponta do País e aqui, em solo, clima, cultura e gastronomia diferentes, trabalharam e colaboraram para fixar sua marca em Campo Grande. Por essa dedicação que na última quarta-feira (21), às 19 horas,  na Câmara Municipal da Capital foi realizada Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Nordestina.

O vereador Dr. Wilson Sami (PMDB) escolheu um grupo musical sul-mato-grossense, o Forrozen, que evidencia a cultura nordestina e José Tibúrcio Neto, trabalhador que constituiu família e escreveu sua história em Campo Grande como homenageados.

“Sair de sua terra, de seus costumes para iniciar uma nova vida é um grande desafio, que merece reconhecimento principalmente, quando quem escolheu recomeçar sua história, trabalha e se dedica ao crescimento da terra que o acolheu, mas acima de tudo, sem deixar de respeitar e manter suas raízes. Hoje me sinto muito feliz em poder homenagear quem, de algum modo ajuda a tornar Campo Grande uma cidade melhor, mas não esquece seu berço e sua cultura”, avalia o vereador.

Atualmente com 74 anos, o aposentado José Tibúrcio Neto saiu de sua cidade – São José do Egito (PE) em busca de uma vida melhor em São Paulo. Poucos meses depois, se mudou para o interior de Mato Grosso do Sul e, em seguida, para Campo Grande, onde trabalhou nas áreas de construção civil e telecomunicações. Na cidade se casou e teve cinco filhos. Com orgulho, o pernambucano destaca o carinho pela cidade que o acolheu.

“Campo Grande foi a melhor cidade por onde passei, tanto que fiquei. Trabalhei mais de 30 anos em uma única empresa, meus filhos nasceram aqui e estou muito feliz com essa homenagem”, revela.

Há 11 anos na ‘estrada da música’ o grupo de forró pé de serra, Forrozen é formado por um baiano e dois sul-mato-grossenses que disseminam a cultura nordestina de seus antepassados.

“É uma alegria essa homenagem, que vai fortalecer ainda mais a cultura nordestina, nosso principal objetivo”, avalia José Bruno, vocalista do trio, composto ainda por Renan Nonato e Maycon Oliveira.     

O Dia da Comunidade Nordestina foi instituído em Campo Grande por meio da Lei n° 4.765/2009.

Assessoria de Imprensa do Vereador