ícone whatsapp

Na tribuna, vereador Papy fala sobre reclamações de universitários e reforça convite para audiência pública

21.03.2018 · 12:00 · Vereador Papy

O presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, vereador Papy (Solidariedade), usou a tribuna na manhã desta terça-feira (20) para anunciar a realização de uma Audiência Pública sobre irregularidades em universidades de Campo Grande. A audiência, marcada para 6 de abril, deverá acontecer às 9 horas no Plenário Oliva Enciso da Casa de Leis e será promovida pela Comissão. 

A proposta da audiência surgiu após o vereador receber em seu gabinete diversas denúncias relacionadas a cobranças indevidas, como o lançamento de valores maiores do que a realidade e cobranças extras feitas diretamente aos acadêmicos; fraudes cometidas pelas instituições junto ao Fies; bloqueio do acesso às aulas para acadêmicos com mensalidades atrasadas; entre outras.

O vereador afirma que após as denúncias uma pesquisa foi feita no mesmo dia junto aos acadêmicos para verificar se não seriam casos isolados. “Foi assustador a quantidade de alunos com o problema – foram mais de 500 em apenas dois dias após o lançamento do questionário”, afirma. Com base na pesquisa, o vereador pôde constar que 99% dos casos envolviam o nome das universidades Uniderp-Anhanguera.

O principal motivo de queixas apresentadas pelos alunos é cobrança indevida e abusiva, com 318 denúncias no Procon Estadual em pouco mais de um ano, e a universidade já é a 5ª instituição com mais denúncias no órgão. 

Irão participar da audiência membros do Ministério Público, do Procon, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Defensoria Pública, o reitor e os acadêmicos da universidade. 

Caroline Merlo

 

Assessora de Imprensa do Vereador