ícone whatsapp

Na Tribuna, representantes dos servidores municipais clamam celeridade na aprovação de reajuste

08.06.2017 · 12:00 · Palavra Livre

 

A sessão ordinária desta quinta-feira (8) contou com a participação de cinco representantes dos servidores municipais, referentes à classe da enfermagem, da educação e da guarda civil que usaram a Tribuna para explicar as conquistas solicitadas ao Executivo e pedir celeridade na apuração dos Projetos de Lei do Executivo que tramitam na Casa de Leis para reajustes salariais. Os Projetos que deram entrada na Casa  foram: Projeto de Lei do Executivo 8526/17, Projeto de Lei do Executivo 8527/17, Projeto de Lei do Executivo 8528/17 e Projeto de Lei do Executivo 8529/17.

Ângela Macedo, presidente do Sindicato da Enfermagem contou que há 23 anos os profissionais da área servem de escada para outras categorias. “Estamos cansados, queremos mais dignidade e direitos. Nós não queremos mais servir de escada para ninguém, diante disso, estamos pedindo primeiramente dignidade e também respeito. Nós não nos organizamos antes, mas hoje estamos tentando e contamos com esta Casa de Leis para aprovação do Projeto que também está em débito com a categoria”, salientou.

De acordo com Hudson Bonfim, representante da Guarda Civil a categoria é a única que cumpre 240 horas de trabalho, “Somos a única instituição que cumpre 240 horas de trabalho, o ano passado tivemos expectativa de reajuste e ficamos com zero no final de tudo. Essa incorporação no salário base é de suma importância para a categoria. O Projeto que tramita na Casa atende a demanda da classe e pedimos celeridade da Casa de leis para que nossas famílias sejam contempladas”, defendeu.

O vice- presidente do sindicato de enfermagem, Ângelo Macedo, agradeceu a oportunidade de trazer as solicitações da classe para Casa de Leis, “Agradeço a oportunidade e trago os anseios da enfermagem, a qual eu represento. Esse projeto de incorporação foi trabalhado juntamente com o Executivo, no empenho para construir um projeto para atender as necessidades da gestão municipal como as dos nossos trabalhadores, foi criado um Projeto na intenção de incorporar as nossas necessidades”, reforçou.

Já Doralice Martins, integrante da referência 14 do nível superior afirmou: “Nós somos lanterninha há 20 anos, o que o Executivo está propondo, está tirando o nosso sangue, isso nós não vamos aceitar. Senhores a folha da referência 14 representa aproximadamente R$1.700 milhão, para uma folha da Prefeitura em torno de R$100 milhões, tem muito número na nossa frente. Quer tirar a gordura, só não venham tirar a nossa carne”, criticou.

Segundo Adriana Almeida, representante do administrativo nível 10, pediu mais respeito e igualdade de direitos para todas as classes. “Nós não queremos que retire direito de ninguém, só queremos ser tratado com igualdade. Peço que respeite os funcionários da saúde e nos ajudem a ter essa isonomia e ter um tratamento igualitário”, acrescentou.

Presidindo a sessão, o vereador Cazuza esclareceu que os Projetos de Lei do Executivo deram entrada na Câmara Municipal nesta última quarta-feira (7), e a Procuradoria Jurídica da Casa de Leis analisou os quatro Projetos e constatou a falta de alguns documentos, diante disso, foi solicitado os documento para o Executivo,  “foi solicitado os documentos ao Executivo, Já deu entrada na Casa alguns documentos que estavam faltando, estamos no aguardo dos demais documentos. Os Projetos já estão tramitando nas Comissões Pertinentes, pedimos celeridade para que os Projetos possam estar apto para apreciação e aprovação. Precisamos ter responsabilidades pelos nossos atos para que nenhuma categoria possa ser prejudicada em um futuro próximo”, explicou o Vereador Cazuza.

No fim da sessão foi montada uma comissão composta pelos vereadores Papy, Betinho, Willian Maksoud, Valdir Gomes e Ademir Santana que irão acompanhar os representantes da categoria da administração da saúde, que representam os funcionários administrativos da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), para negociação com o Executivo Municipal para a construção de um Projeto de Lei que contemple os servidores com reajuste salarial. De acordo com a categoria nenhum Projeto foi elaborado para contemplar as necessidades da classe. 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal