ícone whatsapp

Na Tribuna, representantes da sociedade organizada falam sobre o “Pacto Juntos por Campo Grande”

27.06.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (27) contou com a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), João Polidoro e do diretor do Conselho Político e Social (COPS), Frederico Valente, que usaram a Tribuna para falar sobre o Projeto “Pacto Juntos por Campo Grande”. O convite foi feito pelo vereador Carlão. 

O Pacto Juntos por Campo Grande é a elaboração de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável produzido conjuntamente pela gestão pública municipal e representantes da sociedade organizada. Lançado em maio de 2016, o Pacto Juntos por Campo Grande é um movimento político-social suprapartidário com a finalidade de provocar reflexões, tomadas de consciência e promover ações capazes de ajudar a cidade a se tornar mais democrática, inteligente, inclusiva e sustentável.

De acordo com João Polidoro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a sociedade civil precisa estar presente em todas as decisões dos rumos que vão ser tomados para Campo Grande. “Queremos com o Pacto provocar a reflexão da sociedade organizada, criar um grande plano para Campo Grande. Nós precisamos assumir também o nosso papel como cidadão, nós temos que integrar as instituições, mostrar caminhos, projetos, apresentar críticas, temos que fazer o nosso papel”, destacou.

Segundo Frederico  Valente, diretor do Conselho Político e Social (COPS), a criação do Pacto Juntos por Campo Grande é um movimento no sentido de buscar alternativas para a cidade. “O que nos traz aqui é pensar em Campo Grande, fazer com que surja um movimento no sentido de buscar alternativas para a nossa cidade. Ninguém tem dúvidas da crise em que os municípios brasileiros enfrentam, e a sociedade civil esta atrás de buscar solução, buscando uma alternativa, fruto do exemplo de outras cidades que deram certo, através do planejamento. Precisamos sair de governo burocrático e buscar um governo onde a sociedade civil se integre, passe a fazer parte, onde os prefeitos e autoridades passam a ser grandes articuladores junto à sociedade civil, buscar parcerias para solução”, explicou.

“O plano vai fazer que cada entidade participante estabeleça suas definições do que fazer para o melhor da cidade dentro de um rumo único. Uma carteira de Projetos será apresentado  para Câmara para discussão e aprovação. É fundamental a participação da Casa de Leis nesse processo, que passe a promover algumas ações, trazendo palestrantes onde o Pacto teve resultado positivo, para que a sociedade participe e esse Pacto possa dar  certo. Cada vez mais entidades organizadas estão abraçando essa ideia”, acrescentou Frederico Valente.

O vereador Salineiro ressaltou a importância com a preocupação do Pacto em juntar a gestão pública com a gestão privada. “Passou da hora em que realmente a gestão privada esteja junto com a gestão pública, esse é o grande caminho, com certeza esta Casa de Leis irá apoiar o Pacto”, afirmou.

Já o vereador Eduardo Romero falou de sua participação em algumas reuniões da criação da carta do Pacto e parabenizou a iniciativa. “Eu tive o privilégio de acompanhar algumas reuniões do Pacto, a iniciativa merece respeito. Não vejo nenhuma questão  de impedimento da Câmara de integrar o Pacto, muito bacana quando a sociedade civil se integra”, reforçou.

 “O que me chamou atenção nesse projeto é a questão de estabelecer nesse plano estratégico matrizes de pacto cruzado, que irão estabelecer as prioridades, porque através do cruzamento dos elemento que achamos mais importantes que vamos chegar as soluções, conte com esta Casa de Leis”, disse o vereador Delegado Wellington.

Conforme ressaltou o vereador Pastor Jeremias Flores o Pacto trata de um tema ousado por vir apresentar metas para o futuro, “porém com esse Pacto iremos possibilitar ver Campo Grande cada vez melhor”.

Já o vereador Junior longo disse: “agradeço por trazer esse tema tão importante, não podemos pensar em política de governo, mas sim em política de estado, parabenizo essa bandeira levantada pelo Pacto em unir forças com a sociedade organizada”.

De acordo com o vereador Otávio Trad o Pacto vem de encontro com a ideia que defende que é empreender, inovar e desenvolver.

O vereador Lívio afirmou que Campo Grande vai entrar no caminho do desenvolvimento, da conscientização, da reflexão, “estamos falando de um movimento do simples ato de fazer, envolver todas as pessoas”.

Já o vereador Valdir Gomes definiu como oportuno o Pacto para levantar discussões e buscar soluções para situações emergenciais na cidade, como exemplo, o vereador citou a região do lixão de Campo Grande que precisa ser inserido nas metas traçadas pelo Pacto.

O vereador Carlão reforçou que todas as decisões políticas sem consultar a sociedade deixa a desejar. “A Câmara não pode deixar de participar do Projeto do Pacto Juntos por Campo Grande,  entendo como oportuno essa fala da classe de campo grande, porque aqui vai referendar as discussões levantadas para o desenvolvimento da cidade”.

Por fim, o vereador Prof° João rocha, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande destacou que o Projeto vem de encontro com a forma de legislar da Casa de Leis. “O Projeto vem ao encontro da forma como essa legislatura tem entendido o momento político que o País vive. Precisamos estar antenados aos momentos em que vivemos e, esta Casa de Leis vem buscando parcerias, entendimento, indo ao encontro da sociedade e provocando a sociedade para vir até a esta Casa, esse envolvimento vai proporcionar a cidade crescimento. Parabenizo a iniciativa e o trabalho realizado, estamos de portas abertas”.

Dayane parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal