ícone whatsapp

Na Tribuna, diretora da Fiocruz faz apelo aos vereadores para apoiar a implantação da Sede da fundação na Capital

29.06.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta quinta-feira (29) contou com a participação da diretora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Jislaine Guilhermino, que usou a Tribuna para falar sobre o Projeto da entidade “Inovação em Saúde”. O convite foi feito pelo vereador Dr. Livio.

De acordo com Jislaine Guilhermino, a Fiocruz tem o objetivo de promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania.

“Nossos serviços abrangem prestação de serviços hospitalares, ambulatoriais, atua na fabricação de medicamentos, de novas vacinas, trabalhamos também na formação desde o nível técnico até pós-doutorado, trabalhamos como escola de governo, qualificando profissionais para o SUS (Sistema único de Saúde), atuando diretamente na prestação e desenvolvimento da informação na área da saúde”, destacou Jislaine.

Além das bases instaladas no Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rondônia, a Fiocruz não está presente apenas a nível nacional, conta também com um escritório em Maputo, capital de Moçambique, na África.

Outro fator que a diretora da Fiocruz ressaltou são as quatro temáticas prioritárias que os profissionais de Mato Grosso do Sul atuam: Meio ambiente e saúde – biodiversidade e agronegócio; Saúde das populações indígenas; Saúde e sociedade; Saúde nas fronteiras.

“Em todo País os laboratórios e plataformas possuem infraestrutura de ponta, na fundação há mais de 12 mil profissionais, que graça ao esforço de cada um deles e a gestão democrática e participativa mantemos mais de 100 anos de excelência nos serviços prestados”, informou.

Em sua fala, Jislaine destacou que a criação da fundação em Mato Grosso do Sul teve participação dos poderes Federal, Executivo e Legislativo. “Tivemos lá no começo um apoio importante do poder público, mas pela desarticulação que aconteceu ao longo do tempo, com o poder público e legislativo não conseguimos avançar o suficiente, mesmo sem estrutura adequada já avançamos na área de formação e capacitação de profissionais para o SUS. A Fiocruz de Mato Grosso do Sul em parceria com instituições locais elaborou cursos para as epidemias locais, conseguimos capacitar um número elevado de profissionais, já na área de pesquisa evoluímos com estudos pertinentes para o setor da saúde, mas podemos avançar ainda mais, parte desse avanço deve-se ao compromisso de cada vereador com a fundação”, afirmou.

“Faço um apelo aos vereadores, vamos estreitar ainda mais essa parceria, apoiem a implantação da fundação aqui em Campo Grande, vocês representam o povo, conhecem as demandas da população, estamos aqui para somar e para melhorar a qualidade de vida da população campo-grandense”, acrescentou.

E por fim, Jislaine aproveitou a ocasião para convidar a população para o Simpósio Inovação em Saúde que será realizado nesta sexta-feira (30), às 8h, na Sede da Casa de Leis, no Plenário Oliva Enciso. Universitários receberão certificado de participação no evento. As inscrições podem ser feitas acessando o site https://goo.gl/WAkFMn. Mais informações pelo telefone (67) 3316-1628.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal