ícone whatsapp

Moção da Câmara Municipal reconhece atitude ética de jornalista

29.09.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Por proposição do vereador  Dr. Lívio (PSDB), os vereadores de Campo Grande aprovaram, durante a sessão plenária desta quinta-feira (28/9), Moção de Congratulação ao site O Jacaré, do jornalista Edivaldo Bitencourt. “O jornalista fez uma divulgação, mas depois constatou o erro da informação, corrigiu a matéria e fez a retratação na exata medida da primeira notícia”, afirmou Dr. Lívio, que é membro da Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Casa de Leis.

Segundo o vereador, embora o procedimento de Bitencourt tenha sido ético e correto, não representa, ainda, a prática usual em muitas redações. “Seja por orientações das chefias, ou por outros motivos, o fato é que ainda é raro alguém voltar atrás e admitir o erro. Temos que reconhecer essa atitude, que, ao meu ver, só confere mais credibilidade a quem produz a notícia e tem compromisso em bem informar”, enfatizou o vereador.

A notícia em questão dizia respeito à cedência do investigador da Polícia Civil, Eduardo Juliace de Araújo, pelo Governo do Estado, para trabalhar na Câmara Municipal de Campo Grande. “O Jacaré pisou na bola ao embarcar na história, de que ele iria reforçar a investigação conduzida pela CPI do Táxi”, afirmou o editor do O Jacaré.

“No meio da tarde, O Jacaré embarcou na história e colocou em xeque a isenção da CPI do Táxi. No entanto, infelizmente, a informação está errada e o site pede desculpas aos cinco integrantes da comissão e a Eduardo Juliace de Araújo pelos transtornos com a divulgação e por não ter checado antes de divulgá-la”, reconheceu. A retratação do site foi publicada no último dia 27 de setembro e pode ser acessada na íntegra no: www.ojacare.com.br

Ao apresentar a Moção de Congratulação, Dr. Lívio recebeu o apoio dos demais vereadores presentes à sessão. Todos acordaram que o documento seria enviado ao jornalista em nome da Câmara Municipal de Campo Grande. “Pode parecer algo bem simples, uma Moção de Congratulação. Mas para nós representa um importante reconhecimento de uma conduta que representa o que todos queremos em Campo Grande: posturas éticas e honestas no exercício profissional”, disse Dr. Lívio.

Livre e ética

Está em tramitação na Câmara Municipal Projeto de Resolução de Dr. Lívio que cria a Comissão Permanente de Direito ao Acesso à Informação Imparcial, Livre e Ética. A proposta obteve pareceres favoráveis nas comissões permanentes e será votada nas próximas sessões plenárias.

Na prática, o projeto acrescenta dispositivos ao artigo 37 do Regimento Interno da Casa de Leis. Competirá ao grupo de trabalho opinar, no mérito, quanto aos assuntos relativos ao acesso público à informação.

Segundo Dr. Lívio, serão considerados os parâmetros éticos, morais e de liberdade de imprensa, “zelando para que os cidadãos campo-grandenses tenham resguardados seus direitos à verdade, livre dos conflitos de interesses que possam mascarar ou deturpar o conteúdo dessas informações, articulando-se com os diversos segmentos sociais que possam contribuir para os objetivos da comissão, promovendo uma cultura de paz e de construção coletiva do bem-estar social”.

O vereador ressaltou que os trabalhos da comissão poderão ser acompanhados pelos cidadãos e entidades representativa dos jornalistas. “Nosso objetivo é valorizar os bons profissionais, protegendo-os do assédio que muitos sofrem no dia a dia das redações, além de conscientizar toda a sociedade para os cuidados que devemos ter nesses tempos de informações instantâneas. Devemos ter compromisso com a verdade”, concluiu Dr. Lívio.

Suki Ozaki

Assessori de Imprensa do Vereador