ícone whatsapp

Mobilização apoiada por Chiquinho Telles visa tirar Moreninhas do risco de surto de dengue

04.12.2017 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

Com o apoio do líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Chiquinho Telles (PSD), em reunião realizada nesta segunda-feira, às 8h, no Parque Jacques da Luz, deu-se início à organização de uma ampla ação educativa e de combate ao mosquito Aedes aegypti na região das Moreninhas, Cidade Morena e bairros adjacentes.

Convocado pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais – CCEV, além do vereador Chiquinho Telles, o encontro teve a participação de lideranças comunitárias; diretoras dos Ceinf’s; presidentes de bairros; Gerente da UPA da Moreninha III, Daniel Castro Lima e de agentes de Saúde.

Conforme o gerente técnico da CCEV – Marcos Luiz de Oliveira, foi constatado que a região das Moreninhas possui um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com  Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), quando verificado índices de infestação superior a 1%, a situação é considerada de alerta. “No caso das Moreninhas, o índice foi de 4,8%, havendo sério risco de surto de dengue. A região só perde para o Jardim Noroeste, onde o índice de infestação é de 7%”, informou Oliveira.

 Ações educativas

 A intenção, informou o gerente técnico, é fazer um dia “D” de combate à dengue nas Moreninhas, com coleta dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e realização de blitz educativa.

Na oportunidade, esclareceu Oliveira, os motoristas serão abordados e haverá distribuição de panfletos. Está programada também a realização de uma caminhada, “inclusive vamos levar um drone para filmar esta ação”.

Na semana que antecede o sábado do dia D, agentes de saúde vão visitar os moradores, orientando-os para retirar os depósitos de criadouros do mosquito de suas casas. “Caminhões vão passar para retirar todo o material descartado”, disse.

Para a próxima segunda-feira (11/12) ficou agendada uma segunda reunião, quando será definida toda a programação da ação. Para Oliveira, o apoio do vereador Chiquinho Telles vai ser fundamental para o sucesso da mobilização.

O Parlamentar observou que tão importante quanto à retirada dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, é a campanha educativa. “A população precisa tomar consciência da necessidade de manter o seu quintal limpo, preservando a saúde de sua família, do vizinho, e de toda população”, comentou ao anunciar que “em breve vamos lançar mais uma edição da  gincana de combate à dengue, visando mobilizarmos toda a região para o bem da coletividade”.

 Assessoria de Imprensa do Vereador