ícone whatsapp

Médicos são homenageados com a Medalha “Dr. William Maksoud” em solenidade na Câmara

25.10.2018 · 12:00 · Solenidades

Em comemoração ao Dia do Médico, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na noite desta quarta-feira (24), Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Dr. William Maksoud”. A comenda em alusão ao Dia do Médico, celebrado no dia 18 deste mês, foi instituída pela Lei 1.386/72 e pela Resolução 1.221/16. A solenidade foi presidida pelo vereador Dr. Lívio.

Na ocasião, os homenageados foram agraciados com a Medalha Legislativa que leva o nome do médico William Maksoud, nascido no dia 28 de agosto do ano de 1922 na cidade de Aquidauana. Ele  trabalhou como clínico-geral anestesista e optou por Ginecologia e Obstetrícia, e iniciou seus trabalhos na prefeitura de Campo Grande, atuando também no Hospital Santa Maria, foi diretor da Maternidade da Santa Casa, foi presidente, médico e conselheiro do Esporte Clube Comercial, time o qual era torcedor. Em 1956 foi instalado o SAMDU, onde Dr. William trabalhou, e ao longo do seu trabalho tornou-se diretor do principal serviço ambulatorial de urgência da cidade. Trabalhou também na Maternidade da Cândido Mariano. Falecendo no dia 22 de Agosto de 1986.

A solenidade foi aberta com apresentação da cantora Luciana Fisher acompanhada dos músicos Renato Oliveira e Diogo Zarati.

Na ocasião, Vagner Demétrio, paciente do vereador Dr. Lívio agradeceu o parlamentar pela sua atuação na medicina: “Há 11 anos o Dr. Lívio salvou a vida da minha filha, graças a ele, ela está viva”, agradeceu.

Já em nome dos homenageados, o Dr. Marcos Rogério Mistri Piccini agradeceu a homenagem. “É uma honra estar aqui, vivemos momentos especiais e, esse é um deles porque temos o privilégio de receber a Medalha Legislativa Dr. William Maksoud, fruto da dedicação na nossa profissão. Devemos trabalhar arduamente, caminharmos juntos para um mundo melhor. Vamos exercer nossa profissão com dignidade. Obrigado pela homenagem”, enalteceu.

Para o Dr. Eduardo Lacerda, representando Associação Médico Espírita de Mato Grosso do Sul, a homenagem é o reconhecimento do papel do médico na sociedade. “É gratificante fazer parte desta homenagem, essa classe que tanto faz pela população. Estamos passando uma fase difícil na medicina, momentos como este de reconhecimento do papel do médico na sociedade é um ato de louvor. Essa homenagem é para encher os nossos corações, incentivo de trabalharmos sempre com amor e dedicação, enxergar o paciente além de órgãos e, sim como ser humano”, pontuou.

De acordo com a presidente da Associação Médica do Mato Grosso do Sul, Dra. Maria José Martins Maldonado a luta pela valorização do profissional de medicina é para o bem de toda a população. “Não é fácil trabalhar no sistema de saúde. Estamos lutando pela valorização do profissional. A luta é de todos, é para o bem da população, quero saudar aqueles que se dedicam a essa profissão, que é a arte de curar as pessoas. O que nos move é o amor a nossa profissão e aos nossos pacientes. Parabéns a todos”, parabenizou.

O vice- presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, Dr. Roni Marques afirmou que a medicina é uma ciência, mas também é uma arte, “é imprescindível o profissional ter uma formação humanística”, alegou.

Representando a Prefeitura de Campo Grande, o Dr. Djalma Blans afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde Pública vem investindo na saúde básica. “A população precisa de apoio e orientação, a secretaria vem investindo na saúde básica, investindo na prevenção. É difícil exercer a profissão, é preciso perseverança. Parabéns a todos os profissionais”, emendou.

Para o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha a medicina é exercida como um sacerdócio. “Quero saudar a todos, em especial todos homenageados e familiares que prestigiam esse momento tão importante para a sociedade de Campo Grande, onde cada um dos homenageados foi cuidadosamente escolhido pelos vereadores em razão do serviço que prestam para sociedade campo-grandense. A medicina é um serviço abençoado por Deus, são pessoas que estão aqui nesse campo exercendo a medicina como um sacerdócio, nós entendemos a importância e a dedicação em salvar vidas. Quero aqui manifestar o respeito de toda esta Casa de Leis a vocês em prestar esta justa homenagem”, avaliou.

Por fim, o proponente da solenidade, vereador Dr. Lívio fez uma reflexão da importância da profissão para a valorização da vida. “É com muita alegria que nos reunimos aqui na Câmara Municipal para celebrara a vida e homenagear um trabalho valoroso como o de vocês. Nossa profissão é uma das mais antigas do mundo e que nunca foi tão necessária, pessoas inspiram cuidados por toda parte e buscam incessantemente se não a cura, quando não é possível, o alívio para suas dores e o conforto para situação. E só quem coloca o coração naquilo que faz sabe o valor que o muito obrigado doutor e muito obrigado doutora representa, atestando que os nossos cuidados foram eficientes. Afinal, não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz, já nos ensinou Madre Teresa de Calcutá”, citou.

Confira a lista de homenageados: 

Ademir Santana – Joaquim Dias da Mota Longo e Luiz Augusto Possi

Ayrton Araújo do PT – José Roberto de Souza

Betinho – Luciana de Oliveira Botelho e Tayná Sanches Santiago

Carlão – Maria do Socorro de Souza Pereira e Bruna Leme Correa Fontoura

Cazuza – Aston Marques da Silva Junior e Gunter Hans Filho

Chiquinho Telles  – Michel Ghosn e Fernando Coutinho Pereira

Delegado Wellington – Vanessa Marques Vida e Lucilene dos Santos Barros

Dr. Antonio Cruz – Neimar Gardenal e Carlos Geraldo Sobral de Medeiros

Dr. Lívio – Maria José Martins Maldonado e Silvio Raulino Coelho

Dr. Loester – Carolina Mas Cardoso Franco e Cristiane Hiane de Oliveira

Dr. Wilson Sami – Daniel Gonçalves de Miranda e Alfeu Duarte de Souza

Eduardo Romero – Augusto Ken Sakihama e Eliana Yonamine

Enfermeira Cida Amaral – Maurício Agapito Ortiz Ocariz e Tânia Pereira Xavier

Fritz – André Martins de Barros e Érica Abel da Silva

Gilmar da Cruz – Regis Albertini e Claudia Roberta Miola Canale

João Cesar Mattogrosso – Jurandir José de Oliveira

Junior Longo – Kamille Farah Said e Alberto Jorge Félix Costa

Lucas de Lima – Morgana Fischer Lemes Galassi e Sandra Cristina Nicodemo Gaban

Odilon de Oliveira – Renato Loureiro de Figueiredo Filho e Déborah Elmôr Faraco Coelho

Otavio Trad – Letícia Meinberg Cheade e Mauro Rogério de Barros Wanderley Junior

Papy – Alzira Fátima Arruda Souza

Pr. Jeremias Flores – Márcio Reis da Costa e Samira Maria de Oliveira Santoslet

Prof. João Rocha – Fernando Bernardo e Maruãn Omais

Valdir Gomes – Rodrigo de Mello Scalla e Fernanda Katsuren Nakasato

Veterinário Francisco – Lívio Viana de Oliveira Leite e Wilson Sami Saauma Ibrahim

Vinicius Siqueira – Daniel Ismael Silveira e Luciane dos Santos Cano Martins Silveira

William Maksoud – Luiz Henrique Mandetta e Vivaldo Sebastião Marques Filho

Câmara Municipal

Lucrécia  de Oliveira Souza 

Letícia Trad Martins Costa 

Angela Rosolen 

Volnei Mendes Fontoura Neto

Fernando Henrique Novaes

Marilana Geimba de Lima 

Marcos Rogério Mistro Piccini 

Luiz Darcy Gonçalves Siqueira 

Pedro Rippel Salgado 

Nelson Barbosa Tavares 

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal