ícone whatsapp

Junior Longo homenageia empresário libanês Miguel Farah Neto

28.09.2017 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Em Sessão Solene alusiva ao Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca, Palestina, Armênia e Jordaniana o vereador Junior Longo (PSDB) homenageou o empresário, Miguel Farah Neto.

Neto de libaneses que vieram para o Brasil entre 1910 e 1912. Escolheram o interior de São Paulo para se estabelecer em solo brasileiro. Miguel nasceu na cidade paulista e em 1989 veio para Campo Grande, sempre preservando suas origens e mantendo a cultura libanesa. Empresário do setor de alimentos tem contribuído com o desenvolvimento de nossa Capital Morena.

“Sou a terceira geração de origem libanesa. Segundo seguindo os passos dos meus antepassados continuei me aventurando pelo país, com o objetivo de empreender. Há quase 30 anos saí de SP e escolhi Campo Grande para me estabelecer. É uma honra receber essa homenagem do vereador Junior Longo, justamente por manter esse espírito de aventura”, disse Miguel Farah Neto.

Para o vereador Junior Longo, que vem do setor empresarial, é uma honra saber que Campo Grande é um celeiro de oportunidades. “Homenagear um libanês como Miguel Farah Neto é um prazer. Uma grande satisfação saber que dentre tantas cidades, Campo Grande foi escolhida para ser seu lar. E ainda colaborar com o crescimento e desenvolvimento de nossa Capital. Deus o abençoe”.

Em uma noite marcada pela exaltação da cultura Síria, Libanesa, Turca, Palestina, Armênia e Jordaniana, houve danças e muita música para comemorar a integração desses povos à nossa terra.

“Nossos agradecimentos a esta casa pela homenagem desta noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido agraciado pela honra de poder falar em nome dessas colônias. Já se vão mais de 100 anos e a cada dia temos a certeza que fomos adotados por esta terra abençoada.

Temos muito orgulho do trabalho feito por nossos antepassados, e sequer, em um momento, deixamos de trazer em nosso peito o legado e os encantos de nossa pátria-mãe”, discursou Eid Toufic Ambar, presidente da Associação Cultural Monte Líbano.

Fugindo dos conflitos do Oriente Médio ou em busca de uma vida melhor, em meados de 1912, centenas de sírios, libaneses, turcos, armênios e jordanianos desembarcaram por essas bandas e ajudaram a construir a história de Campo Grande. Muitos deles vindo de Corumbá, a 426 quilômetros da Capital, por onde chegaram pelo então porto Comercial de Mato Grosso, outros, por aqui chegaram pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a qual ajudaram a construir, relatou Segundo Eid Toufic Ambar.

De mascates a grandes lojistas, os primeiros árabes que aqui chegaram tiveram um papel muito importante na difusão do comércio. Registros históricos apontam que em 1933, pouco mais de 20 anos desde o primeiro registro da chegada deste povo, 90% dos comércios existentes nas ruas 14 de julho e Calógeras, que anos depois se tornaria o coração comercial de Campo Grande, eram pertencentes aos árabes, em sua grande maioria: libaneses, palestinos e seus descendentes que até hoje por ali estão.

Andressa Lopes
Assessoria Imprensa do Vereador