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Junior Longo destaca em audiência pública que o dever do Poder Público é garantir serviço de qualidade para população

24.03.2017 · 12:00 · Vereador Junior Longo

O vereador Junior Longo (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande, defendeu que é a obrigação do Poder Público é garantir a prestação de serviço de qualidade para a população, durante a Audiência Pública sobre a Regulamentação e Melhorias no Transporte de Passageiros, com as categorias de taxistas, moto-taxistas, motoristas, auxiliares e motoristas de aplicativos, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (23).

“Nossa missão é garantir que a população seja bem atendida e tenha acesso aos serviços prestados com qualidade! ”, pontuou Junior Longo que elogiou ao prefeito Marcos Trad ter ficado até o final da audiência pública, visto a importância do assunto tratado.

Junior Longo disse que se faz necessária a distinção entre transporte de natureza pública (moto-táxi, táxi) e transporte de natureza privada (Uber e demais aplicativos). O parlamentar ressaltou ainda que no momento de crise, muitos chefes de família viram no transporte de passageiro por aplicativos a única maneira de garantir o sustento da família.

“Precisamos rever a Lei de Mobilidade Urbana, pois é uma lei que está defasada. Em todas as áreas se encontra deficiência. Se assim não fosse, o UBER não teria tomado em tão pouco espaço de tempo a dimensão em atendimentos aqui na Capital”, afirmou o vereador tucano.

O presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito disse que é a favor da regulamentação do transporte de passageiros por aplicativos, sem impor limites de alvarás, pois, quando aparecer outro aplicativo o mesmo se enquadrará na lei que estará em vigência e ainda ampliação do número de alvarás e aperfeiçoamento na regulamentação dos moto-taxistas e taxistas.

“Segundo dados levantados a média nacional habitante por táxi é de 667, porém, aqui em Campo Grande é de 1763 habitante por táxi, somos a penúltima capital brasileira no ranking de prestação deste serviço. Ou seja, faz-se necessário dois estudos: Primeiro a regulamentação e todos os requisitos para o funcionamento do UBER e demais aplicativos. Reforçando sem limite imposto de alvará. E segundo verificar a fila de espera por um alvará para táxi. Qual o motivo da fila de espera, que em alguns casos, ultrapassam 30 anos, por um único alvará, enquanto empresas tem mais de dezenas de táxis circulando. E se estamos falando de uma frota de táxi registrada em CNPJ, cabe mais um questionamento, que é qual o vínculo de trabalho que há entre os motoristas e a empresa?”, questionou o vereador.

“Pois, como empresário todos sabemos que se tenho meu negócio, tenho que dar condições de trabalho, tais como jornada, período de descanso, enfim as prerrogativas de uma empresa em funcionamento”, concluiu.

Sendo assim o vereador Junior Longo, presidente da Comissão de Transporte e Trânsito conta com a parceria entre a Câmara de Vereadores, o Prefeito Marcos Trad, o Diretor-Presidente da AGETRAN, Janine de Lima Bruno para garantir serviço de qualidade para população e oferecer segurança para o trabalhador, seja ele motorista por aplicativo, táxi ou moto-táxi.

 Andressa Lopes
Assessoria de Imprensa do Vereador