ícone whatsapp

Jornalistas da Capital são homenageados em Sessão Solene pelo Vereador Delegado Wellington

19.04.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia, e para prestigiar os profissionais de comunicação da imprensa local, o vereador Delegado Wellington (PSDB) homenageou na noite desta quarta-feira (18), os jornalistas Celso Bejanaro Júnior e Aline dos Santos durante sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal do Jornalista. A solenidade aconteceu no Plenário Oliva Enciso, na Câmara de Vereadores de Campo Grande. A data foi instituída por meio da Lei 4.828/10 e da Resolução 1.210/15.

O vereador Delegado Wellington ressalta que este profissional tem um papel fundamental na sociedade, que é trazer ao público o que esta acontecendo em toda parte e servir o indivíduo com informações relevantes para a melhoria da sociedade. “O jornalista tem um papel extremamente importante, pois contribui para a formação de opinião, conscientiza a população, oferece à sociedade conhecimento e informações úteis em benefício das pessoas, além de contribuir para o crescimento individual, profissional e social do cidadão”, destacou o parlamentar.

A jornalista Aline dos Santos que foi homenageada pelo vereador se formou pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), trabalha como repórter no site de notícias Campo Grande News. Atua na cobertura de Cidades, Política e Reportagens Especiais. Foi vencedora do Prêmio FIEMS de Jornalismo no ano de 2012 e do I Prêmio Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul de Jornalismo em 2017.

Para Aline dos Santos, a homenagem ressalta a importância da ética na profissão. “Uma data municipal que lembre o trabalho do jornalista é sempre bem vinda. Em tempos de fake news, com fatos inverídicos replicados à exaustão, aumenta a importância do nosso trabalho e também a responsabilidade de cada profissional”, comentou.

O outro homenageado da noite, Celso Bejanaro Júnior, jornalista desde 1991 atuou nos principais canais de comunicação de Mato Grosso do Sul como repórter, editor, chefe de reportagem, subeditor de cidades. Esteve à frente em coberturas jornalísticas das principais operações conduzidas do ano 2000 para cá pela Polícia Federal nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como por exemplo, Arca de Noé, Sanguessuga, Jaguar I e II, Tellus, Sangue Frio, Uragano, Coffee Break e Lama Asfáltica. Atualmente trabalha em um jornal online de Campo Grande, o Top Mídia News.

Além disso, o parlamentar indicou o jornalista Henrique Xavier para receber a homenagem em nome da Câmara Municipal. Natural de Aquidauana, o jornalista formou-se em 1981 na Universidade de Mogi das Cruzes –SP. Com um currículo extenso e mais de 30 anos dedicados ao jornalismo, passou pelos principais veículos de comunicação do Estado de São Paulo, como por exemplo, Jornal Folha de São Paulo Região Metropolitano Alto Tietê, Rede Globo de Televisão São Paulo e Vale do Paraíba. Em 1993 atuou como repórter da TV Morena de Mato Grosso do Sul e em 2000 foi diretor da TV Centro América de Mato Grosso, ambas afiliadas da Rede Globo. Esteve à frente da Gerência de Comunicação e Responsabilidade Social por mais de 10 anos da Enersul.

Atualmente é o responsável pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), onde implantou, dentro da atual gestão compartilhada, um projeto de comunicação que colocou o Tribunal de Contras de Mato Grosso do Sul como o primeiro do País em número de seguidores se tornando uma referência nacional em termos de comunicação e informação à sociedade.  Vale ressaltar que durante sua gestão da imagem na Enersul, a distribuidora conquistou 10 prêmios, sendo considerada a melhor empresa, na avaliação do cliente, em pesquisa realizada pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Assessoria de Imprensa do Vereador