ícone whatsapp

João César Mattogrosso participou da Abertura do XII Festival do Sobá

11.08.2017 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

Com muita música, atrações culturais, danças, exposições, cozinha show e atividades para toda a família, teve início na noite de quinta-feira (10) o XII Festival do Sobá que segue com programação até o próximo domingo (13). Aliando tradição e cultura, o evento reúne as características gastronômicas da Capital, com entrada franca todos os dias. O Festival compõe a programação de 118 anos de Campo Grande.

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura do XII Festival do Sobá, representando a Câmara Municipal compareceram os vereadores João César Mattogrosso (PSDB), Valdir Gomes (PP), Lucas de Lima (SD), Enfermeira Cida Amaral (PODEMOS) e Wilson Sami (PMDB). A Vice-Governadora, Rose Modesto; o Secretário de Administração do Estado, Carlos Alberto de Assis e o Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, também marcaram presença.

Para dar boas-vindas ao público, o vereador Valdir Gomes falou em nome da Casa de Leis e ressaltou em seu discurso que a Câmara Municipal está renovada e que a população pode confiar no trabalho que está sendo realizado: “sabemos que muitos podem estar desacreditados da política, mas quero que vocês saibam que podem contar com o apoio desta Câmara”, salientou o parlamentar.

Na sequência, a Vice-Governadora Rose Modesto falou em nome do Governo do Estado e enfatizou que a feira é um ícone de Campo Grande. A Presidente da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande/MS – AFECETUR, Alvira Appel, agradeceu pelo apoio do Poder Público e, sobretudo, pela participação da população: “desde 2006, quando realizamos a primeira edição para promover a integração da população, o festival só cresce a cada ano. Quero agradecer a todos vocês que contribuíram para este crescimento”, declarou.

Importante destaque do evento e marco para Feira Central de Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad realizou o ato de Registro da Feira Central como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande, na categoria lugar. Este pedido foi realizado pela AFECETUR, pois trará maior visibilidade para o local. No dia 19/07 o vereador João César Mattogrosso participou de uma reunião para tratar sobre os procedimentos deste registro com representantes do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Poder Executivo e outras entidades.

O vereador João César Mattogrosso ressalta que o Festival do Sobá tem papel de destaque no turismo de eventos da Capital. “Este festival já está consagrado no calendário de eventos da nossa Capital, sendo de extrema importância a valorização da cultura japonesa e da gastronomia local. Com a valorização de eventos como este, que já está em sua 12ª edição, nós ressaltamos que Campo Grande tem potencial para levar mais entretenimento para população”, destacou o parlamentar que é Presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo.

A abertura oficial contou ainda com manifestações da cultura japonesa, marca registrada do festival, com apresentações musicais e a Cerimônia do Saquê, realizada por todas as autoridades com um kimono para atrair prosperidade e saúde. A programação da quinta-feira contou ainda com a Cozinha Show no Salão de Eventos e Show com a dupla Guilherme e Santiago.

O evento segue até o próximo domingo (13), e tem um cronograma preparado para receber os campo-grandenses e visitantes, com entrada gratuita. Confira a programação completa:

Dia 11 – Sexta-feira

19h – Apresentação de Taichi Chuan – Academia Shaolin Norte de Kung Fu e Tai Chi Chuan

19h – Cozinha Show no Salão de Eventos

Apresentação de Karaokê: Meire Mary Okabayashi e Felipe Hidek Idie

20h – Apresentação de Danças Japonesas: Yassokoi Soran – Grupo Seishun

Cozinha Show

21h – Cozinha Show

Dia 12 – Sábado

11h – Feira aberta para almoço

19h – Apresentação de Danças Japonesas – Grupo Sakura da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande. Cozinha Show.

Apresentação do Cantor Helder Kohagura 20h – Apresentação do Grupo Ryu Kyu Koku Matsuri Daiko – Taiko Tambores Japoneses. Cozinha Show (Salão de Eventos).

21h – Cozinha Show

Dia 13 – Domingo

11h – Feira aberta para Almoço 

18h30 – Cozinha Show

Apresentação da Associação Okinawa de Campo Grande: Odori com o Grupo Ryubu.

19h – Apresentação da Academia Brandão Fit e Kids Taekwondo

19h30 – Cozinha Show Shamissen com o Grupo Okinawa Ongaku Kenkyukai

Taiko com o grupo Kariyushi Taiko e Wadaiko com o Grupo Shinsei

20h30 – Cozinha Show

Show de Encerramento com o Trio Sampri

A Feira Central funciona de quarta a sexta-feira a partir das 16h e nos finais de semana, a partir das 11h.

Local: Feira Central – Rua 14 de Julho, 3335.

Informações: (67) 3317-4671.

 

Foto: Edemir Rodrigues

 

Assessoria de Imprensa do Vereador