13.09.2017 · Vereador João César Mattogrosso
João César Mattogrosso conhece estrutura da Escola Juliano Varela

Em visita a Escola Juliano Varela, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) conheceu a estrutura e atividades realizadas por uma equipe multiprofissional, que acolhe alunos desde a primeira fase da infância até a idade adulta com Síndrome de Down. O trabalho desenvolvido pela escola tem por objetivo promover as potencialidades dos alunos por meio de propostas educacionais diferenciadas, desde a estimulação precoce até o ensino fundamental, oferecendo também capacidade para o ingresso no mercado de trabalho.

Ao conversar com a equipe de assistentes sociais da Instituição, o parlamentar acompanhou o funcionamento da estrutura, com uma equipe composta por funcionários, voluntários e estagiários. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de educação física, alfabetização, natação e iniciação para o mercado de trabalho com curso de noções básicas para auxiliar administrativo e informática.

Além disso, são desenvolvidas também atividades culturais e artísticas, que contribuem para o desenvolvimento e estímulo dos alunos, sendo elas: capoeira, dança, teatro e música com a Banda Downrítimica. Todas as atividades contam com acompanhamento profissional, atendendo aos alunos com Síndrome de Down e suas famílias nas diversas áreas, como terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social, por meio do acolhimento e da inclusão social.

A Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela atende cerca de 230 Síndromes de Down em Campo Grande, com duas unidades. A primeira unidade está localizada na Av. Noroeste –6.513, na Vila Carvalho, onde são atendidos 70 alunos no período matutino e 115 no período vespertino. Já o segundo pólo de atendimento fica na Av. Marques de Pombal – 2.220, no bairro Tiradentes, com 48 alunos.

Para o vereador João César Mattogrosso, o trabalho desenvolvido pela Instituição é exemplar e essencial. “Conhecer de perto esta estrutura, cercada pelo carinho de todos os alunos, me permitiu ver o quão bem feito é o trabalho realizado pela equipe da Escola Juliano Varela, através da assistência para pessoas com Síndrome de Down e suas famílias, potencializando as habilidades e dando oportunidade para que eles tenham qualidade de vida”, destacou o parlamentar.

A escola funciona em período integral e disponibiliza um espaço para que as mães desenvolvam atividades artesanais e outras, a fim de ocupar o tempo enquanto aguardam seus filhos, tendo ainda a oportunidade de gerar uma renda extra. Além de outros incentivos, a Instituição conta com o apoio da sociedade para manter o funcionamento.

SAIBA COMO AJUDAR

Empresários e cidadãos em geral podem contribuir com a Sociedade Educacional Juliano Fernandes Varela. O telefone para contato é (67) 3026-8828 e a escola também está no Facebook: @JulianoVarelaMS.