ícone whatsapp

Integrantes do Lions Club falam de solidariedade na Palavra Livre

06.06.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A defensora pública, Olga Lemos Cardoso de Marco, da 9ª Defensoria Pública Civil de segunda instância, e presidente do Lions Club Campo Grande Cidade Morena, fez uso da Palavra Livre para explicar o funcionamento desta entidade e seus 100 anos de existência com atividades voluntárias em prol da sociedade.  “Nós somos quatro em Campo Grande e temos um coirmão na cidade de Sidrolândia. Cada um tem o seu presidente e cada Lion é ligado às atividades dos Lyons internacionais”, explicou a presidente. Entre as principais causas filantrópicas estão visão, saúde em geral, combate a fome, preservação do meio-ambiente, educação infantil e cuidado aos idosos.

A presidente esclareceu que são 48 clubes no Brasil e este número segue em crescimento realizando práticas beneficentes. “Em maio tivemos um atendimento em mutirão alcançando 2780 pessoas para fazer os exames de prevenção do glaucoma. Além disso, foram feitos outros exames e encaminhados para oftalmologistas, foram feitas receitas, cirurgias com receituário, permitindo às pessoas adquirem seus óculos. Este é o grande mutirão de destaque este ano”.

Por ano, a parceria entre os lions de Campo Grande possibilita a distribuição média de 2800 armações de óculos. Há também um Lions Club responsável pela Casa Lar onde abrigam em torno de dez adolescentes e adultos com deficiências e necessidades especiais com uma despesa em torno de 30 mil reais, de acordo com a presidente Olga Marco.  Ela também destacou as ações do Lions de Sidrolândia que anualmente faz campanha por meio de uma feijoada e toda verba arrecadada é revertida para o hospital local. “Ano passado estive presente na entrega de um cheque de 20 mil reais para que o hospital se equipasse com mais leitos e para aumentar as enfermarias, além de dar melhores condições de atendimento à população”, contou.

Também utilizando da Palavra Livre, Ulisses Duarte, 1º governador do distrito, narrou brevemente a história do Lions Club. “Associação da Lyons internacional possui 46 mil clubes e é o maior clube de serviços do mundo. Somos o único com assento na ONU. Um dos mais eficazes clubes e os associados fazem de tudo para ajudar. Estamos à disposição para parcerias com os vereadores. Queremos estar junto com vocês e o povo”. Ulisses ainda detalhou que:

“Em 1945, no pós-Segunda Guerra Mundial, o Lions Club escreveu a Carta das Nações e utiliza o mesmo lema da ONU: criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da terra. Foi criado em 1917, nos Estados Unidos, por Melvin Jones e a partir daí se expandiu para o mundo. Em 1952 foi criado o primeiro Lions do Brasil e hoje esta em quase todos os países. Já prestou mais de 100 milhões de atendimentos e podemos afirmar com toda segurança que onde há um clube de lions haverá menos dor e menos sofrimento. Não pretendemos resolver todos os problemas do mundo, isso é do governo, mas estaremos sempre fazendo nossa parte”, finalizou Ulisses acrescentando um agradecimento a Câmara que representa o povo. 

Rafael Belo
Assessoria de Imprensa do Vereador