ícone whatsapp

Incentivar empreendedorismo e inovação é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico da Capital

23.02.2018 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

O desenvolvimento econômico de Campo Grande é um dos focos de atuação do mandato do vereador Otávio Trad. (PTB). Por entender, que ao movimentar a economia, toda cidade ganha com geração de emprego e renda, o parlamentar tem atuado no sentido de discutir o assunto e buscar alternativas para alavancar a economia da cidade.

Nesse sentido, na manhã da última quarta-feira (21), Otávio Trad visitou uma fábrica de papel higiênico e papel toalhas da Capital para ver de perto a realidade do pequeno empresário. O parlamentar foi recebido por Marcelo Lara, que contou a trajetória da empresa, desde tempos da incubadora até momento atual.

Marcelo ressaltou que, mesmo no período em que esteve incubado, três anos atrás, passou por muitas dificuldades para conseguir viabilizar seu negócio. Hoje, ele aluga um barracão e trabalha para adquirir sede própria. Marcelo possui mais de 300 clientes em todo Estado, gera 15 empregos diretos e cerca de dez indiretos, e seu principal mercado consumidor é a Capital, entretanto, Marcelo relatou ao vereador a necessidade de investimentos no setor empresarial da Capital, em especial nas micro e pequenas empresas, para acabar com a concorrência, muitas vezes, ‘desleal’, como diz o empresário, com empresas de outros estados. “Eu muitas vezes não consigo vender produto mais barato que empresas de outros estados, isso porque há diferenças de impostos, de custos, e aqui precisamos de mais incentivos para empresas menores”, explica.

Segundo dados mais recentes do Data Sebrae, em 2014, foram registradas, na Capital, 19.586 Micro Empresas e 4.529 EPPs (Empresa de Pequeno Porte), e, em 2017, conforme dados do Portal do Empreendedor foram registradas, em Campo Grande, 47.561 MEIs (Micro Empreendedor Individual). Ainda de acordo com dados do Data Sebrae, em 2015, as micro e pequenas empresas de Campo Grande geraram 66.629 empregos.

Para o vereador Otávio Trad, autor da emenda que propõe desconto no ISSQN para empresas que investirem nas incubadoras e autor do Projeto da Lei Municipal da Inovação, que visa criar, em Campo Grande, um sistema de inovação para atrair novas empresas e expandir vocação econômica da Capital, a realidade de Marcelo pode ser melhorada. “Nós acreditamos no desenvolvimento econômico e no potencial de crescimento de Campo Grande, mas para isso temos que intensificar nossos esforços para garantir investimentos e políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e à inovação.”

Heloísa Lazarini

Assessoria de Imprensa Vereador